Alego lança hoje documentário sobre 30 anos da Constituição Federal

20 de Junho de 2018 às 09:04

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realiza nesta quarta-feira, 20, às 17 horas, no Salão Nobre Henrique Santillo, cerimônia de lançamento de documentário sobre os 30 anos da Constituição Federal. A produção, assinada pela TV da Casa, reúne série histórica com depoimentos de parlamentares goianos que participaram da última constituinte nacional.

Já foram gravados depoimentos com os ex-deputados Aldo Arantes, Antônio de Jesus, Jales Fontoura, Maguito Vilela, Mauro Miranda, Naphtali Alves, Pedro Canedo e Siqueira Campos e com os ex-senadores Irapuan Costa Junior e Iram Saraiva.

Um resumo desse documentário será antecipado durante o evento de hoje. As gravações, captadas ao longo de quatro meses de trabalho, constituem acervo digital da Alego e estão disponíveis em seu canal no Youtube.

A solenidade tem como principal finalidade ampliar a repercussão do material produzido bem como democratizar informações nele contidas. Isso é o que destaca o coordenador do projeto, diretor de Informação e Divulgação da Presidência da Alego, Joel Sant’Anna Braga: “É importante que a sociedade conheça esse trabalho de resgate histórico de nossa Constituição Federal, reconhecendo as mudanças e benefícios que sua promulgação acarretou para Goiás e para o Brasil”.

Ele observa, ademais, que o evento e o trabalho como um todo representam o esforço da Casa em fornecer informações de qualidade e atualizadas para a sociedade. “No presente caso, destaca o coordenador, a atenção é especialmente direcionada para a população jovem goiana, que não vivenciou o momento histórico em questão”.

E a fim de estreitar ainda mais essa relação com a juventude, especialmente a universitária, Joel também lembrou que, durante a cerimônia de lançamento do documentário, será assinado convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para realização de Seminário sobre o tema, previsto para ocorrer no segundo semestre, em data a ser marcada. Por meio desta iniciativa, a Alego visa, por sua vez, contribuir para o avanço das pesquisas e estudos sobre o assunto, fundamental para a promoção da memória do legislativo no Estado de Goiás.

Goiás na Constituinte de 1988

A bancada goiana na Assembleia Nacional Constituinte contou com a participação de 20 parlamentares, destes 17 ocupavam cargos de deputado federal e os outros três, de senador. O destaque dentre eles foi para a atuação protagonizada pelo então deputado federal Siqueira Campos, pivô, na época, do movimento que culminou na emancipação do norte de Goiás e criação do Estado do Tocantins, que teve sua instalação definitiva decretada em 1º de janeiro de 1989.

A Assembleia Nacional Constituinte foi instalada no Congresso Nacional em fevereiro de 1987, com a finalidade de elaborar o texto constitucional que regeria a nova ordem democrática. Ao todo, 553 congressistas integraram o colegiado, que teve  seus trabalhos concluídos em 22 de setembro 1988, data esta em que foi aprovado o texto final que daria origem à nova Carta Magna Brasileira.

A Constituição Federal foi promulgada, por sua vez, em 5 de outubro de 1988 e ficou conhecida como a “Constituição Cidadã”, por ter sido concebida durante período de redemocratização do país, iniciado, em 1985, com a eleição indireta de Tancredo Neves à Presidência da República, primeiro civil eleito indiretamente após 21 anos de ditadura. O fato marcou, em definitivo, a queda do referido regime militar brasileiro, iniciado com golpe de Estado deferido em 1964.

Continuidade do projeto

Além dos documentários, que já estão sendo veiculados pela TV Assembleia, a iniciativa irá se desdobrar ainda em outras produções a serem lançadas em breve. Dentre elas estão previstas a confecção de hotsite e a publicação de livro sobre o assunto. Na sequência, nova edição do projeto deverá reunir produções similares sobre os 30 anos de promulgação da Constituição do Estado de Goiás, que será comemorado no próximo ano.

Na TV, a produção do projeto tem sido conduzida pelos jornalistas Cláudio Pontes e Luciana Martins, ela que também apresenta os programas. Eles contam com parceria do colega, este jornalista da Agência Assembleia de Notícias, Victor Hugo Lopes, que está encarregado das demais publicações.

Além do Youtube, os documentários produzidos estão também disponíveis na grade de programação dos canais TV aberta (61,2) e da Net (8).