Audiência em Brasília

03 de Julho de 2018 às 17:56
Crédito: Sergio Ricardo Sandes Rocha
Audiência em Brasília
Reunião da Comissão da Criança de Goiás no Ministério de Direitos Humanos em BSB
Conselheiros tutelares de 27 municípios goianos apresentam demandas no Ministério dos Direitos Humanos. O encontro, articulado pelo deputado Carlos Antonio, foi realizado nesta 3ª-feira, 3, em Brasília.

O presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Carlos Antônio (PTB), se reuniu na tarde desta terça-feira, 3, com o secretário executivo Engels Augusto Muniz, em representação ao ministro Gustavo do Vale Rocha, para solicitar a disponibilização de kits equipagem para alguns conselhos tutelares do Estado. O encontro teve início às 16 horas e ocorreu no Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília.

Após uma série de visitas técnicas realizadas nos municípios goianos, o parlamentar pôde constatar diversas dificuldades que impedem o bom andamento das atividades dos conselheiros. Por esse motivo, Carlos Antônio articulou um encontro com o Ministro na tentativa de buscar uma melhoria significativa à realidade desses profissionais. O parlamentar, juntamente com representantes de 27 munícipios, esteve na capital do país para reivindicar o tão almejado benefício.

O Kit Equipagem trata-se de um programa do Governo Federal que visa disponibilizar equipamentos para compor a estrutura minimamente necessária para cada uma das sedes. Ele é composto por um veículo, cinco computadores, uma impressora, um bebedouro e um refrigerador. Todos os municípios goianos que ainda não foram contemplados com o pacote receberam o convite para participar do encontro.

A maior carência apresentada pelos representantes que estiveram na reunião foi a falta de um veículo próprio para atender a grande demanda. Porém, outros itens que pertencem ao pacote do Governo Federal também são necessários no cotidiano dos conselheiros. “Os computadores nos fazem muita falta. Nós já perdemos inúmeros documentos de crianças e adolescentes pois não temos equipamentos suficientes para armazenar as informações. Muitos dados são mantidos em pen drives que deixam de funcionar ou se perdem ao longo do tempo”, ressaltou a presidente do Conselho Tutelar de  Bom Jardim de Goiás, Nailda Marques.

De acordo com secretário, esse benefício foi criado para atender aos anseios dos municípios. Esclareceu ainda que cada um deles possui um valor aproximado de R$ 110 mil. “Esses objetos de trabalho fazem uma diferença muito grande na realidade de cada um desses profissionais que tanto trabalham e, na maioria das vezes, carecem de uma estrutura minimamente adequada”, enfatizou.

Ele ressaltou também que devido ao período eleitoral que se aproxima, o Ministério fica legalmente impossibilitado de conceder esse benefício. Porém, “darei o meu recebido aos documentos que trazem as reivindicações e expressão a realidade de cada uma das regiões. Com isso, daremos um start no processo. Posteriormente ele irá para Secretaria e o nome do município será protocolado juntamente à nossa lista de concessão”, disse.

“O nosso município é pequeno e sai daqui com uma vitória grandiosa. Agradeço imensamente o deputado estadual Carlos Antonio e também ao deputado federal, Jovair Arantes (PTB). Creio que tudo dará certo e tenho fé em Deus que em breve receberemos essa tão importante conquista”, destacou Agostinho Nobrega, prefeito do município de Trombas.

Em entrevista, Carlos Antonio destacou que esse é um importante passo na para cada um dos Conselhos que se deslocaram até Brasília. “Esse encontro nos deixa com a certeza de que os próximos 27 kits destinados ao Estado de Goiás serão enviados diretamente para cada um dos municípios que aqui estiveram. Essa é a resposta de um trabalho conjunto conduzido com respeito e seriedade”, enfatizou. A reunião contou também com as presenças de Hudson Silva e Gilberto Elias, ambos representantes do deputado federal, Jovair Arantes.