Representante da Prefeitura de Goiânia enumera conquistas no atendimento à crianças e adolescentes

09 de Agosto de 2018 às 11:51

A representante da Secretaria Municipal de Saúde e membro da Rede Temática, Sônia Aparecida de Souza, destacou que audiência em andamento no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa (Alego), é momento importante para a levantar as dificuldades enfrentadas pela população no que tange ao atendimento público de crianças e adolescentes nas unidades de saúde. Ela participa das discussões sobre o tema “Proteger e Cuidar É a Forma Mais Bela de Amar”. O encontro, que é presidido pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), reúne diversas autoridades e ativistas em atuação na área da saúde infanto-juvenil do Estado.

Sônia enumerou os esforços que a Pasta a qual representa vem fazendo para melhorar a qualidade dos atendimentos em debate. “Todos os profissionais estão dando o seu melhor. A equipe é boa. Mas é claro que temos muitas dificuldades, que foram inclusive apresentadas aqui. Vou levar todas elas ao conhecimento da secretária para que possamos dar os encaminhamentos possíveis”, informou.

Ela esclareceu que aparelhos de raio-x estão em fase final de aquisição e devem ser entregues em breve às unidades de saúde da capital. Também informou que Goiânia não possui carência de profissionais na área da pediatria. “Existem consultas sobrando em alguns lugares e faltando em outros. 20% das consultas ficam ociosas. Frente às questões colocadas aqui, vamos estudar como melhor distribuir esses serviços de acordo com as demandas”, pontuou.

Ela ainda disse que o principal déficit atual é referente à UTI neonatal e que soluções estão sendo estudadas. “Se a gente só fala o que está ruim a gente acaba desestimulando as pessoas. Precisamos enaltecer o que está acontecendo de bom, como o que está acontecendo, por exemplo, com relação à ampliação da realização de testes do pezinho. Também estamos fazendo levantamento junto ao Ministério da Saúde para resolver a situação dos atendimentos aos adolescentes, que ainda são deficitários. Dados estão sendo produzidos e relatórios com propostas serão socializados em breve”, complementou.

Outra conquista por ela comemorada refere-se à realização de capacitação na área de pré-natal a ser ofertada a todos os médicos e enfermeiras em atuação nas unidades de saúde da capital. “Quando a mulher chega ao hospital é importante saber identificar se é um pré-natal com  risco habitual, porque toda gravidez tem uma porcentagem de risco, ou se trata de caso que precisa de atendimento especializado”, esclareceu.

Ela ainda destacou outras conquistas referentes à criação de Núcleo de Vigilância à Violência para acompanhamento de vítimas de violência autoprovocada ou que tentaram suicídio. “Os números têm crescido e, por isso, precisamos criar fluxo de combate e atenção que funcione e seja público. É uma situação que gera desgaste para a pessoa que tenta, para a família e para os profissionais que prestam atendimento na área. Dois CAPS infantis estão de mangas arregaçadas para atender no que for preciso. A equipe está sendo aumentada. E estamos lutando para ampliar cada vez mais o serviço”, concluiu.