Ícone alego digital Ícone alego digital

Doação de sangue na Alego

14 de Agosto de 2018 às 11:53
Crédito: Sérgio Rocha
Doação de sangue na Alego
Campanha de doação de Sangue
Servidores participam da 12ª edição da campanha "Doe Sangue, ajude a salvar vidas” que está sendo realizada pela Assembleia em parceria com o Hemocentro Estadual (Hemogo). A doação poderá ser feita até às 16 horas.

A 12ª edição da Campanha “Doe Sangue, ajude a salvar vidas” promovida pela Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Assembleia Legislativa (Alego) começou animada na manhã desta terça-feira, 14. Somente na primeira hora após iniciados os trabalhos, 17 pessoas, todas servidoras desta Casa de Leis, já haviam se apresentado à doação. A coleta teve início às 8 horas e será encerrada às 16h, respeitando intervalo de almoço compreendido entre o período de 11h30 e 13h30. A ação é realizada, como de costume, em unidade móvel do Hemocentro Estadual de Goiás Dr. Nion Albernaz (Hemogo), que está estacionada na entrada principal da Alego.  

O diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Dr. Marcos Antonio Nogueira, mostrou-se animado com os resultados obtidos nesta manhã. “Nós temos uma média de 80 a 120 pessoas que doam todas as vezes. Essa média nunca abaixou e isso tudo nós devemos principalmente aos servidores da Alego, que sempre compareceram. Doar sangue é doar vida, como diz o lema do Hemocentro”, afirmou. Ele ainda esclareceu que cada bolsa de sangue coletada pode ajudar a salvar até cinco vidas que necessitam dessas doações.

Já o  diretor administrativo do Hemocentro, Arione de Paula, chamou atenção para necessidade de se repor os estoques de sangue, que estão muito baixos. Segundo ele, os reservatórios do Hemogo têm operado atualmente com apenas 10% de sua capacidade de armazenamento, que é de 1.800 bolsas de sangue. A demanda envolve sobretudo os tipos sanguíneos O+ e plaquetas. 

Ele ainda informa que, embora a capacidade de coleta do Hemocentro comporte um total diário de 250 doadores, a média atual está girando em torno de 70 a 80 doações por dia. “Nos meses de junho, julho, agosto o doador se afasta do hemocentro, entra de férias, vai para o Araguaia e se esquece que o sangue é vida. A partir do momento que o paciente está no leito do hospital precisando, só o sangue salva a vida dele. É por isso que a gente conclama a população goianiense e goiana para que esteja conosco, ou no hemocentro, ou no Hospital das Clínicas, ou no HGG, ou num braço estendido do hemocentro lá na região noroeste de Goiânia, que é o Hugol”, alertou.

A ação de coleta vem sendo realizada, sistematicamente, na sede desta Casa de Leis, há cerca de quatro anos. Ao todo, são efetuadas, anualmente, três campanhas. Elas são agendadas de forma a respeitar o interstício mínimo de três meses entre as doações, conforme exigência feita pelo Ministério da Saúde, que leva em consideração, sobretudo, casos em que se notificam a existência de doadores habituais. O intervalo corresponde ao tempo que o organismo do doador leva para recompor as suas células sanguíneas. A próxima etapa de 2018 está prevista para ocorrer em novembro.

Doadores

Dentre os doadores presentes, estava o servidor Divaldo Santos, que atua na área de manutenção da Alego. Ele informa que faz questão de sempre participar das campanhas realizadas aqui na sede do Poder Legislativo. “Sinto essa necessidade porque as pessoas precisam. Eu já tive casos na família, de irmão que teve a necessidade de sangue. E aí é sempre uma correria, uma preocupação, pela dificuldade de encontrar. Por isso, a gente que tem saúde precisa ajudar. Não tem coisa melhor do que colocar a vida a serviço de alguém”, observou.

Outro doador frequente, também presente na ocasião, foi Bruno Ferraz, servidor da área da saúde da Alego. Ele informou que participa de campanhas de doação de sangue há mais de 10 anos. “É importante porque ajuda as pessoas que precisam. E deixo o convite para todos os servidores da Alego virem também doar. A gente precisa de vários doadores. Saber que a gente está ajudando uma pessoa que precisa é muito gratificante”, ponderou.

Até o final da manhã, 30 pessoas já haviam participado das doações. Os trabalhadores que se apresentam como doadores voluntários têm direito a abono de ponto referente ao dia em que for efetuada a doação, podendo, assim, deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário . O benefício está assegurado pela lei nº 1075 de 27/03/1950. Segundo ela o ato denota serviço de relevante interesse social e compromisso com a Pátria.  

Critérios para as doações

A Dra Renata Américo Rabelo, coordenadora da campanha pelo Hemogo, esclarece que ação envolve a realização de entrevistas junto aos doadores e triagem do material coletado, que deverá passar, necessariamente, por uma série de exames sorológicos, a fim de atestar a sua qualidade para as doações. “Todos que doam, fazem exames para verificar se há existência de doenças infecciosas, DSTs. Uma vez comprovada a boa qualidade do material, o sangue é liberado para ser utilizado. Ele irá alimentar os pacientes de hospitais públicos do estado da capital, como o Hugo, o HGG, o Materno Infantil, as Maternidades Dona Íris e Nossa Senhora de Lourdes, e também os hospitais das cidades do interior. As mulheres podem doar a cada três meses e os homens a cada dois meses", informou.

Ela também enumerou os pré-requisitos importantes de serem observados para quem deseja doar sangue. Dentre eles, estão os seguintes: pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento de identificação oficial com foto, não ter feito cirurgia e tatuagem recentemente, não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior, não ter fumado nas últimas horas e ter dormido ao menos seis horas de sono na noite anterior. Para os doadores com idades entre 16 e 18 anos é necessária ainda autorização dos pais ou do responsável legal.


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.