Ícone alego digital Ícone alego digital

Uso racional de energia elétrica terá semana de conscientização

17 de Agosto de 2018 às 17:48

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao prosseguimento do Processo Legislativo nº 4127/2017 que estabelece a criação no Estado de Goiás da Semana Sobre o Uso Racional de Energia Elétrica. O projeto é de autoria do deputado estadual Jeferson Rodrigues (PRB). Caso a matéria seja aprovada em duas votações, o que deve ocorrer a partir da próxima terça-feira,21, as atividades serão realizadas anualmente, no mês de maio com o objetivo, segundo o parlamentar, de estabelecer uma política de informação e conscientização a fim de incentivar o consumo consciente de energia elétrica.

Ao justificar a propositura Jeferson Rodrigues argumenta que no dia 29 de maio já é comemorado o "Dia Mundial da Energia", data que tem por finalidade destacar a necessidade de poupar energia e, consequentemente, diminuir o impacto ambiental e preservar os recursos naturais. É também, segundo ele, uma grande oportunidade para relembrar os benefícios que o uso de fontes renováveis traz não só para o meio ambiente, como também para a sociedade, já que sua utilização implica em diminuição dos níveis de poluição e um crescimento baseado no desenvolvimento sustentável.

Rodrigues acrescenta que além desses argumentos, pesquisas mostram que muitas vezes a preocupação com a quantidade e os tipos de energias utilizadas ainda é vista pelos governos, empresas e pela população em geral como uma questão secundária. O parlamentar ainda acrescenta que estimativas feitas pelo Instituto Internacional de Economia mostram que, se a população mundial não modificar seus hábitos, a demanda por energia projetada no mundo aumentará 1,7% ao ano até 2030, quando alcançará 15,3 bilhões de toneladas equivalentes de petróleo.

Por último Jeferson Rodrigues justifica ser indispensável assegurar que a energia elétrica, recurso natural ao desenvolvimento sustentável, possa ser ofertada, controlada e utilizada padrões de qualidade e em quantidades satisfatórias, afim de resguardar a nossa geração e as gerações futuras seu uso. Planejar e administrar a oferta de energia elétrica. Seu uso, sua conservação, proteção e preservação dos recursos hídricos de forma integrada, é primordial. Esse projeto pretende trabalhar por meio da educação, uma maior conscientização sobre a necessidade do uso racional, equilibrado e sustentável da energia elétrica. Durante a Semana de Conscientização sobre o Uso Racional da Energia Elétrica, serão discutidos em escolas e secretarias estaduais temas relevantes e propostas de ações a serem implementadas em âmbito estadual. Pela relevância da proposta o deputado espera contar com o apoio dos demais parlamentares pela sua aprovação.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.