Ícone alego digital Ícone alego digital

Exposição no saguão da Alego conta a história dos tratamentos contra o câncer de mama

10 de Outubro de 2018 às 12:44

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), juntamente com a Gerência de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente (Gesmca) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), promoverá nos dias 17 e 18, das 9 às 17 horas, no saguão da Casa de Leis, exposição de banners retratando a história do câncer de mama e a evolução de seus tratamentos. Esta ação tem o apoio do deputado Carlos Antonio (PTB).

Técnicos da Gesmca estarão presentes tirando dúvidas dos servidores e visitantes da Casa. A ação faz parte do movimento Outubro Rosa e visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama, compartilhando informações e promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e, dessa forma, contribuindo para a redução da mortalidade.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A patologia costuma ser rara antes dos 35 anos, mas sua incidência cresce de forma progressiva após essa idade, especialmente depois dos 50 anos.

Movimento Mundial

A campanha é um movimento internacional que visa ao estímulo à luta contra o câncer de mama. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença.

O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen, e distribuído na primeira corrida pela cura do câncer de mama, em 1990. Esses laços rosas popularizaram-se e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.

Não apenas o laço é símbolo da campanha, mas várias cidades iluminam seus monumentos públicos com luz cor de rosa, em destaque ao mês de luta internacional.

Outubro Rosa na Alego

Ademais, no saguão da Alego é possível ver um enorme banner com os dizeres “O câncer de mama é o segundo que mais atinge mulheres. Tire seu nome desta lista”. Vários nomes de mulheres serão colados sobre o banner para serem destacados.

A ação de promoção da prevenção do câncer de mama é da Diretoria da Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, cujo titular, médico Marcos Antônio Nogueira, fala da importância do Outubro Rosa: “A campanha Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa aumentar a conscientização da importância na prevenção do câncer. Acredito que esta campanha tem ajudado a diminuir a mortalidade de mulheres, pois, quanto mais cedo é encontrado o câncer, mais fácil e mais eficiente é o tratamento”.

A campanha estará no saguão principal da Casa durante todo mês de outubro.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.