Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de Marlúcio favorece adoção de linguagem a deficientes auditivos e visuais em cinemas

12 de Novembro de 2018 às 17:51

Consta da pauta da sessão ordinária desta terça-feira, 13, projeto do deputado Marlúcio Pereira (PRB), protocolado como processo legislatino nº 4552/17, que dispõe sobre a adoção de linguagem deficiência auditiva e visual em peças teatrais e nas exibições de filmes nacionais e estrangeiros nos cinemas localizados no âmbito do Estado de Goiás.

Pelo artigo 1º. os teatros devem disponibilizar às produções teatrais os recursos necessários para a interpretação alternativa do espetáculo em linguagem compreensível às pessoas com deficiência auditiva.

As produções teatrais ficam obrigadas a apresentar aos estabelecimentos, com a devida antecedência, o texto correspondente ao espetáculo para o cumprimento do disposto no caput deste artigo.

"Os recursos a que alude o caput devem assegurar às pessoas com deficiência auditiva e visual a fruição do espetáculo em condições de conforto equivalentes às oferecidas aos demais espectadores, podendo o organizador optar pela distribuição gratuita de impresso com o texto da obra apresentada".

O deputado diz que a proposta se justifica, visto que, os portadores de deficiência visual e auditivos simplesmente são excluídos de grande parte da produção cultural, por falta de um recurso simples que lhes daria acesso a essas criações por meio da narração das imagens. "Nos cinemas, inclusive, há casos absurdos de o ingresso ser negado ao cego na bilheteria sob. alegação de que se não enxergam não podem assistir ao filme. O que os empresários esquecem é que, os portadores de deficiências auditivas e visuais convivem com as que possuem visão e audição, e devem fazer parte das atividades cotidianas do seu grupo social, como ir ao cinema, ao teatro ou museu, por exemplo, e de preferência. com condições mínimas que proporcionem o entendimento da obra".

Marlúcio frisa ainda que as pessoas se sentem sem acesso aos serviços, "desrespeitadas no seu direito de ir e vir, e o importante é que elas estão percebendo isso. O preconceito ficou tão natural, como quando um deficiente físico é carregado para entrar no ônibus que não tem elevador, que as pessoas não percebem como preconceito".

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.