Ir para o conteúdo principal

A- A+

Bruno Peixoto discursa na solenidade de instalação da 19ª Legislatura

Discurso proferido pelo deputado Bruno Peixoto (MDB) durante a solenidade de instalação da 19ª Legislatura. (01.02.2019)

Agradeço também às autoridades civis, eclesiásticas e militares não mencionadas anteriormente.

Senhor presidente,
Senhoras deputadas e senhores deputados,

Inicia-se a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Pela primeira vez os quarenta e um nomes consagrados pela população na última eleição se reúnem nesta Casa em uma sessão solene. Apenas aqueles que enfrentam as urnas sabem as dificuldades de uma vida dedicada ao interesse público e também a honra e o orgulho que essa posição oferece.

Saudamos os que começam a servir ao povo nesta Casa de Leis. Somos quarenta e uma pessoas dos mais diferentes lugares, formações, histórias e lutas. Temos a legitimidade para representar os goianos.

Somos integrantes da voz que gritou como nunca no último 7 de outubro. Clamou por educação, saúde, segurança e, principalmente, integridade e comprometimento de seus representantes.

O avanço da tecnologia permitiu ao povo dialogar com os políticos de uma forma direta e intensa. O que o cidadão expressa em suas redes sociais é o que ele digita na urna.

A voz da população nunca soou tão clara e a cobrança é em tempo real.

Cada aparelho de celular é uma tribuna. E cabe aos parlamentares ouvirem com atenção. Ao contrário dos prognósticos pessimistas, a democracia vive e pulsa como nunca.

No entanto, os efeitos colaterais existem. As fake news se propagam em velocidade absurda, deformando opiniões, prestando um desserviço à sociedade.

Observemos a imprensa. Ali estão homens e mulheres cujo trabalho é informar a realidade dos fatos. As lentes daquelas câmeras são os olhos do interesse público e elas nos acompanharão diariamente, mostrando os nossos votos e posicionamentos. A imprensa séria, livre e atuante precisa ser valorizada como um dos pilares da democracia. Às Senhoras e aos Senhores da Imprensa, muito obrigado.

A desinformação é tão nociva que desvia a atenção dos problemas que precisam ser enfrentados com urgência. Nós sabemos que essas demandas são muitas e vão requerer de nós, deputados e deputadas, compromisso de legislar em favor de um Estado forte e promissor. A crise econômica é uma realidade palpável e pode ser sentida muito além das paredes do Palácio ou da Assembleia. A crise é real. Afeta a indústria, o agronegócio, o comércio e a população em geral.

O governador Ronaldo Caiado mostrou, já nas primeiras iniciativas encaminhadas ao Legislativo, que está atento e tem projetos para debelar a crise. Para transformar dificuldades em oportunidades. Caiado vai corrigir a trajetória de declínio da economia e trazer de volta a fartura para as famílias goianas. Mesmo que as providências custem medidas amargas para recuperar as contas públicas.

O que vivemos é resultado de um modelo que se exauriu e quem disse isso foi a população. A transformação foi exigida pelos eleitores e será benéfica para os goianos. A sociedade não aceita mais pagar a conta dos erros cometidos por seus representantes. Somos quarenta e um protagonistas desta transição. A Assembleia Legislativa tem o dever de capitanear a renovação das práticas públicas que o povo tanto deseja.
Sinto-me honrado em ser indicado pelo governador, entre tantos quadros valorosos da Casa, para contribuir com a harmonia entre os Poderes. Neste momento de entusiasmo com o futuro, não poderia deixar de agradecer aos deputados membros da 18ª legislatura que se encerrou ontem. Agradecer pela confiança depositada no governador Ronaldo Caiado ao aprovar a primeira etapa da Reforma Administrativa, que vai permitir a economia de, aproximadamente, um milhão e duzentos mil reais por ano. Parlamentares que reconheceram a gravidade das contas públicas e aprovaram o decreto de calamidade financeira do Estado, ambas por maioria.

Homens e mulheres altivos, que votaram um orçamento dentro da realidade, com uma previsão acima de 6 bilhões de déficit para 2019. Obrigado pela sensibilidade em relação ao orçamento impositivo e a grandeza com que agiram na votação. Os senhores e as senhoras mostram o compromisso que têm com o Estado.

Agradeço, mais do que tudo, pelo convívio e aprendizado que nos proporcionaram ao longo dos últimos quatro anos.

Deixo aqui o meu agradecimento especial ao colega deputado Álvaro Guimarães, um dos parlamentares mais experientes desta Casa e com amplo histórico de serviços prestados. Um grande conselheiro e amigo fiel.

Não posso deixar de agradecer aos servidores da Assembleia Legislativa, que com dedicação, têm colaborado com os trabalhos desenvolvidos nesta Casa de forma exemplar, assim como os demais servidores do nosso Estado, que trabalham com tanto empenho na realização de suas atribuições. A vocês, meu muito obrigado.

A transparência é um ponto fundamental para fortalecer esse laço de confiança entre o cidadão e os seus representantes. Avançamos muito nas últimas gestões desta Casa, mas ainda temos um longo caminho a percorrer.

O terreno é fértil e o clima é próspero e não faltam mãos dispostas a trabalhar. A colheita virá em breve e a principal beneficiada será a população de Goiás.

A lei é laica, o Poder Legislativo é racional, mas nós dependemos de Deus para tudo. E por tudo damos graças a Deus. Graças a Deus pela parte eleita e reeleita. Graças a Deus por merecermos a confiança da população e nós temos a obrigação de honrá-la. Muito obrigado.

Assembleia em Tempo Real

24/04/2019

19:10 - Encerramento das atividades

17:52 - Escola do Legislativo e o Instituto Legislativo Brasileiro firmam convênio

17:30 - Adriana Accorsi promove reunião com entidades para avaliar contratos do Minha Casa Minha Vida

17:06 - Encerrada sessão ordinária desta quarta-feira, 24

17:02 - Adiada votação da indicação de Maria Euzébia de Lima para o Conselho Estadual de Educação

16:37 - Deputados mantem veto integral sobre proposta que criava política de agricultura irrigada

16:35 - Aprovada indicação de Eduardo Mendes Reed para o Conselho Estadual de Educação

16:33 - Aprovada indicação de Sebastião Lázaro para o Conselho Estadual de Educação

16:22 - Projeto que autoriza uso de chapéu em plenário é aprovado em primeira votação

16:07 - Lissauer Vieira indefere PEC apresentada por Thiago Albernaz

16:00 - Talles Barreto rebate, na tribuna, discursos de três parlamentares

15:55 - Lêda Borges critica rejeitação de sua PEC e reapresentação com conteúdo semelhante

15:48 - Virmondes Cruvinel diz que Fórum do Setor Energético vai retomar reuniões e audiências

15:46 - Adriana Accorsi critica privatização da Celg e qualidade do serviço prestado pela Enel

15:38 - Alysson Lima critica aumento da tarifa de ônibus em Goiânia e Região Metropolitana

15:35 - Thiago Albernaz diz que bancada cristã não aceitará defensor de ideologia de gênero no Conselho de Educação

15:31 - Estudantes de direito prestigiam sessão ordinária

15:29 - Ao todo, 25 deputados apresentam matérias durante a sessão desta quarta-feira, 24

15:23 - Projetos e vetos da Governadoria são lidos no expediente desta quarta-feira, 24

14:59 - Aberta sessão ordinária desta quarta-feira, 24

14:51 - Karlos Cabral declara encerrada reunião da Comissão de Finanças

14:30 - Comissão de Finanças vota projetos do Governo e de parlamentares

14:03 - Reunião da Comissão de Finanças é aberta nesta tarde

13:37 - Lissauer Vieira propõe iniciação científica em currículos do ensino médio e fundamental

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231.
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000. CNPJ: 02.474.419/0001-00.

Carregando...