Ícone alego digital Ícone alego digital

Aprovado em 2ª votação projeto que autoriza exame para distrofia muscular em recém-nascidos

14 de Março de 2019 às 15:43

A segunda e definitiva votação do projeto de lei n° 3422/17, assinado pelo deputado Diego Sorgatto (PSDB), abriu as deliberações da Ordem do Dia da sessão plenária desta quinta-feira, 14. A propositura prevê a disponibilização, na rede pública de saúde do Estado de Goiás, do exame de sangue CPK aos recém-nascidos, para diagnosticar a distrofia muscular de Duchenne.

A proposição elucida que a Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença hereditária ligada ao cromossomo X e degenerativa. Apesar de ser passada simultaneamente pelo pai e pela mãe, um a cada três casos da doença acontecem em decorrência de uma mutação genética. A apresentação ocorre no início da infância e as crianças afetadas podem ter atraso no desenvolvimento motor ou atraso global do desenvolvimento. As crianças com DMD, na sua maioria, não atingem a capacidade de correr ou saltar.

O CPK (creatinofosfoquinase) é uma enzima que desempenha um importante papel na regulação do metabolismo dos tecidos contráteis, como os músculos esquelético e cardíaco, sendo encontrada em elevadas concentrações nesses tecidos, assim como no cérebro.

Diego Sorgatto defende a importância desta propositura ressaltando a responsabilidade que cada parlamentar tem com a saúde do Estado. “Buscando agilizar o diagnóstico desta distrofia, proponho o presente projeto de lei observando a competência da defesa da saúde conferida ao legislador estadual”, ressalta.

As deliberações da Ordem do Dia estão sendo conduzidas pelo presidente do Poder Legislativo goiano, deputado Lissauer Vieira (PSB), no Plenário Getulino Artiaga.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.