Todas por Elas

Crédito: Agência de Notícias
Todas por Elas
Campanha Todas por Elas
A Assembleia Legislativa será palco do evento "Todas por elas", nesta semana. O evento terá várias atividades comemorativas ao Dia Internacional da Mulher. Estão agendadas mesa-redonda, bate-papo, exposição e workshop.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) será palco, nesta semana, de grandes discussões sobre as questões que dificultam o protagonismo feminino em todos os âmbitos.  Durante os dias 19, 20 e 21 de março, o evento “Todas por elas” promoverá mesa-redonda, workshop, bate-papo, exposição, amostra, atração musical e debates com os temas “Elas contra o feminicídio”, “Saúde da Mulher” e “O lugar delas é na política”. A proposta é aproveitar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, para aprofundar nas discussões sobre temas do interesse feminino.

Segundo a Chefe da Seção de Atividades Culturais da Alego, Lousanne Paula, a ideia do “Todas por elas” surgiu da necessidade de debater com as servidoras da Alego e as mulheres de toda a comunidade, a construção da identidade feminina face ao problema da subordinação e da luta pela inserção delas no espaço público. "Para isso, pretendemos transformar o Dia da Mulher em uma data de oportunidade, unindo as mulheres para conquistarem seus direitos, criando uma rede de suporte para a representatividade feminina."

Para a primeira mesa-redonda, “Elas contra o feminicídio”, programada para terça-feira, 19, às 9 horas, estão confirmadas: delegada Cássia Costa Sertão Mendes; Iêda Leal, coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU); presidente do Conselho Estadual da Mulher, Ana Rita de Castro; e a representante de Goiás na Rede Nacional de Pessoas Trans, Cristiany Beatriz.

Na quarta-feira, dia 20, às 9 horas, haverá a mesa-redonda “Saúde da Mulher” e, em seguida a entrega de lenços para pacientes do Hospital Araújo Jorge. Participarão dessa mesa a nutricionista Tatiana Côrtes Mônaco; a ginecologista Mylena Naves de Castro Rocha; a presidente da Associação Brasileira de Mastologia Regional de Goiás, Rosemar Macedo; a vice-presidente da Associação de Combate ao Câncer de Goiás, Ângela Machado de Sá Ferreira; a coordenadora do Projeto VER do Programa de Referência em Inclusão Social da PUC/GO, Karin Bittar.

Outra importante mesa-redonda será na quinta-feira, 21, às 9 horas, com o tema: “O lugar delas na política”. Já confirmada a presença da deputada Lêda Borges (PSDB), da vereadora por Goiânia Léia Klebia (PSC), da assessora temática Milena Costa, da presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica de Goiás, Larissa Junqueira Reis Bareato, da empresária Kamila Alves de Amarante Vieira,  e da professora-doutora Denise Paiva. São todas discussões com importante contribuição para o universo feminino.