Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Politizar desenvolvido pela Alego cadastra universitários em Jataí e Rio Verde

18 de Março de 2019 às 12:52
Crédito: Sérgio Rocha
Programa Politizar desenvolvido pela Alego cadastra universitários em Jataí e Rio Verde
Alego divulga Projeto no Sudoeste goiano

A coordenadora do Projeto Politizar, Mariza Barbosa, está em Jataí, buscando cadastrar universitários para participar da programação deste ano, que terá em maio a etapa de treinamento e no mês de junho a realização do evento. Na cidade, a coordenadora conta com a colaboração do estudante de Direito, José Renato Tirabosch, que participou do Projeto em 2018, como deputado aprendiz, atuando como líder do partido MDB.

Eles programaram visitar primeiro, a UFG Riachuelo, no centro da cidade e, em seguida, o Instituto Federal de Goiás (IFG), no Campus Flamboyant, setor Flamboyant. A ideia inicialmente é a de selecionar dois universitários de Jataí, que terão ajuda de custo. Outros poderão participar do projeto por conta própria, ou seja, custeando suas despesas.

José Renato faz avaliação positiva do Projeto Politizar. "Me apaixonei logo de cara", diz ele, que, na ocasião, apresentou o projeto de lei que obriga o ensino da Constituição Brasileira, bem como a Constituição do Estado de Goiás, nas escolas, mas precisamente no ensino médio. Ressalta que o projeto foi elaborado em conjunto com a deputada aprendiz Denise Leal, representante do município de Rubiataba. Segundo ele, depois de muito debate pela constitucionalidade do mesmo,  o projeto foi aprovado.  "Percebi muito o poder de fala de cada aluno simulando que participou comigo. Também fiquei impressionado com o tratamento dado aos simulandos pelos funcionários da Assembleia Legislativa. Considerei a simulação muito autêntica e precisa, por isso me dispus a colaborar com o projeto no recrutamento de novos deputados simulandos",  .

O estudante avaliou como excelente a contribuição dos deputados estaduais. Enfatizou que o deputado Álvaro Guimarães, à época presidente da CCJ, cedeu o espaço para o desenvolvimento dos trabalhos dos alunos simulandos na Comissão. Tammbém destacou as presenças marcantes dos deputados Delegada Adriana Accorsi, Henrique Arantes, Karlos Cabral e Lucas Calil. Contou também com a presença do vereador Lucas Kitão, ex-aluno simulando do Projeto Politizar.

Ele ainda ressaltou a importância dessa iniciativa do Poder Legislativo em levar o aluno do interior do Estado para participar de um Projeto de tamanha relevância, sobretudo oferecendo a oportunidade do aluno simulando vivenciar o real papel do deputado estadual, especialmente na elaboração de leis que impactam o Estado inteiro.

José Renato destacou finalmente o papel da imprensa da Casa de Leis, que faz a transmissão ao vivo das sessões no Plenário Getulino Artiaga, bem como as discussões nas Comissões Temáticas, especialmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), no Auditório Solon Amaral,que considerou um mini plenário.

De Jataí, Mariza Barbosa e sua equipe seguirão para Rio Verde.  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.