Assembleia promove reunião para discutir programa de inclusão social para pessoas com deficiência visual

20 de Março de 2019 às 18:06

A Assembleia Legislativa, por iniciativa do presidente Lissauer Vieira (PSB), da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participava e da Diretoria de Planejamento Estratégico da Casa, promove nesta quinta-feira, 21 de março, uma reunião pública para discutir a viabilização de um programa de inclusão social para pessoas que possuem deficiência visual ou dificuldade de leitura no acesso às bibliotecas públicas, com a presença inclusive do representante da tecnologia israelense, Doron Sadka, um dos fundadores da Mais Autonomia (Assistive Technology), que é proprietária do hardware OrCam MyEye. A reunião ocorrerá a partir das 13 horas no auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa de Goiás.

Trata-se da implantação de um aparelho de “visão artificial”, acoplado no rosto da pessoa como os óculos, pesando 22,5 gramas, cuja tecnologia embarcada é israelenese, que escaneia textos, transformando a escrita em áudio, ajudando assim quem tem dificuldade com leitura e proporcionando o conhecimento aos deficientes visuais. O OrCam MyEye também escaneia rostos, e ao encontrar alguém conhecido, diz para o usuário de quem se trata. Também é possível identificar valores monetários, como contas, extratos, notas fiscais e outros documentos detalhados, como, por exemplo, cartões de crédito, além de ler qualquer material impresso, pois ele reconhece textos com precisão, mesmo à distância. Seja um livro ou um cardápio à sua frente, e até mesmo uma placa do outro lado da rua.

O projeto na Assembleia Legislativa começou a ser desenvolvido há dez dias, quando o presidente do Poder Legislativo, deputado Lissauer Vieira recebeu o presidente da Associação de Deficientes Visuais do Estado de Goiás (Adveg), Aldenor Carneiro, para orientação. O produto já está na segunda versão, o OrCam MyEye 2, custa R$ 19.900,00 no Brasil e os detalhes podem ser consultados no site https://www.orcam.com/pt/myeye2.

Segundo o diretor de Planejamento Estratégico da Casa, André Ariza Naves, o programa vai possibilitar maior acesso à leitura e pode incentivar os deputados a levá-lo para suas bases. Na Assembleia Legislativa, no auditório Solon Amaral, estarão presentes, além de André Ariza Naves e Doron Sadka (de Israel), o diretor da Escola do Legislativo, Téofilo Luiz dos Santos, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, cujo presidente é o deputado Àlvaro Guimarães (DEM) e o superintendente municipal da pessoa com deficiência (Prefeitura de Goiânia), Antônio José Nascimento.

Antes do evento principal do dia, que será às 13h, a tecnologia também será apresentada às 7h30 na Prefeitura de Aparecida de Goiânia, com a presença do prefeito Gustavo Mendanha (MDB), do representante de Israel e do diretor de planejamento da Assembleia. E às 10h30 será apresentada na Secretaria de Estado da Educação, com a presença da secretária Fátima Gavioli e o diretor de planejamento estratégico da Assembleia.

O Brasil tem hoje cerca de 6,5 milhões de deficientes visuais (sendo 600 mil cegos e 6 milhões com baixa visão), sendo que, em Goiás, são 18 mil cegos e 180 mil com baixa visão.