Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Gustavo Sebba apresenta projeto que prevê isenção de IPVA para carros elétricos

27 de Março de 2019 às 14:00

Na terça-feira, 26, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) apresentou projeto de lei para alterar o Código Tributário Estadual, isentando veículos elétricos do pagamento de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo o deputado, a proposta tem o objetivo de estimular o comércio de automóveis movidos por fontes alternativas, beneficiando o meio ambiente e a saúde da população.

Em sua justificativa, Sebba defendeu que Goiás possui uma das maiores frotas de veículos do país, mas o percentual de carros elétricos ainda é muito pequeno. Por outro lado, veículos movidos por combustíveis fósseis, que lideram as vendas, ameaçam a camada de ozônio com a emissão de gases poluentes. Além de não poluirem o ar, carros elétricos também amenizam a poluição sonora, uma vez que emitem pouco ruído.

Além de contribuir para o meio ambiente, a isenção para veículos elétricos também tende a estimular as vendas. Sebba citou medidas semelhantes tomadas por outros estados. “No Paraná, o Governador recentemente isentou o IPVA para carros elétricos e agora está trabalhando para reduzir ou até mesmo isentar o ICMS de veículos movidos a força motriz elétrica” - explicou.

Em Goiás, hoje estão isentos do pagamento de IPVA, entre outros, os veículos destinados à serviços agrícolas, ambulâncias, táxis e aqueles fabricados especialmente para uso de deficientes físicos ou adaptados para tal finalidade.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.