Eduardo Prado propõe política sobre tratamento da endometriose
O deputado Delegado Eduardo Prado (PV) apresentou em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 1634/19, que institui a Política Estadual de Orientação, Diagnóstico e Tratamento da Endometriose. O objetivo é criar e desenvolver políticas públicas que garantam o tratamento integral e adequado às mulheres diagnosticadas com essa doença. Dessa maneira, as pacientes com endometriose terão mais acesso aos tratamentos e maiores chances de controle dos quadros agudo e crônico.
A endometriose é uma doença pouco conhecida, mas responsável em grande parte pelos quadros de infertilidade feminina, impedindo que algumas mulheres possam realizar o sonho de ser mãe. O que se pretende, a partir da aprovação dessa matéria, é realizar campanhas de divulgação e orientação sobre a endometriose; estimular o desenvolvimento de pesquisas; efetuar parcerias para dar maior qualidade aos tratamentos; garantir às mulheres já diagnosticadas o acesso universal aos exames e o acompanhamento psicológico.
A matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), com parecer favorável da relatora, deputada Lêda Borges (PSDB).