Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Saneago responde deputado Karlos Cabral sobre contaminação da água em Rio Verde

24 de Abril de 2019 às 10:42

Preocupado com as notícias da suposta contaminação da água em Rio Verde, o deputado estadual Karlos Cabral (PDT) solicitou à Saneago, na última semana, que sejam apuradas denúncias feitas pela revista suiça Public Eye que apontam que a água distribuída no município conta com a presença de 16 diferentes tipos de agrotóxicos, oito deles associados a doenças crônicas como câncer, por exemplo.

Karlos Cabral reivindicou à Saneago que realize análise de amostras da água de Rio Verde para a verificação de sua qualidade, bem como se existem os elementos químicos, afim de apurar as denúncias feitas pela publicação suiça. Constatada a contaminação da água, o deputado cobrou, ainda, ações imediatas para evitar que a população continue sofrendo com as doenças ocasionadas pela impureza da água.

Em resposta à solicitação do deputado, a Saneago informou que há mais de 10 anos realiza o monitoramento de agrotóxicos. Segundo a gerente de Proteção Ambiental e Qualidade do Produto da Companhia, Maura Francisca da Silva, “os resultados das análises realizadas desde 2009, até a presente data, atendem às exigências legais do Ministério da Saúde, ou seja, os compostos, raramente detectados, estão abaixo dos valores máximos permitidos, demonstrando que a água fornecida para população é segura, com qualidade e sem riscos para a saúde”.

A Saneago disse ainda que pode ter ocorrido um erro do Ministério da Saúde na divulgação dos resultados dos parâmetros analisados, “gerando assim esse transtorno em nível nacional, que não reflete a realidade dos dados da Saneago e nem dos demais estados”, informa a nota. Além disso, as empresas de saneamento, por meio da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), estão solicitando esclarecimentos e as correções necessárias junto ao Ministério da Saúde, para que os resultados sejam divulgados de forma correta.

Para o deputado Karlos Cabral, é importante que este tipo de denúncia seja esclarecida à população. “O povo de Rio Verde ficou em pânico com a notícia que circulou nos últimos dias, inclusive porque é real o aumento do número de pessoas com câncer na cidade. Se existe associação entre os casos de câncer e o uso de agrotóxicos, precisamos realmente ampliar o debate e buscar soluções”, disse o parlamentar.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.