Coronel Adailton promove debate sobre as escolas militarizadas

16 de Maio de 2019 às 17:52

Por iniciativa do deputado estadual Coronel Adailton (PP) foi realizada, na tarde da última segunda-feira, 13, audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa de Goiás para discutir a implantação do modelo de ensino dos colégios estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMG’s), nas escolas municipais de ensino fundamental. Esta implantação é feita através de convênio ou parcerias com o Governo do Estado, que cederia policiais ou bombeiros militares para o apoio às atividades pedagógicas da comunidade escolar. O requerimento do deputado Coronel Adailton foi apresentado na primeira sessão ordinária da Alego e ainda não conta com a aquiescência do governador Ronaldo Caiado.

Durante os debates, foram apresentadas ideias, sugestões e até algumas críticas a aspectos do modelo de ensino das escolas, com gestão compartilhada. Porém, quase todos os presentes estavam de acordo de que a Educação, nos colégios estaduais da Polícia Militar e nas escolas municipais militarizadas, ganha com a disciplina, a hierarquia e os valores cívicos, éticos e de cidadania, que são implantados com a gestão compartilhada, sem interferência na parte pedagógica do ensino.

A exemplo dos municípios de Piranhas, Indiara (02), Acreúna, Alto Horizonte, Quirinópolis, que já implantaram escolas municipais militarizadas, a intenção do requerimento do deputado Coronel Adailton é estender esse benefício aos municípios goianos que possuem mais de uma escola municipal, para dar a opção aos pais e responsáveis pelas crianças do ensino fundamental, de terem Educação com qualidade, disciplina, ética, cidadania, respeito, civismo e que leve paz e segurança à comunidade escolar.

Na mesa diretora da audiência pública, estavam o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, deputado Tales Barreto; o deputado Coronel Adailton, proponente do evento e vice-presidente da Comissão; o deputado Amauri Ribeiro; o professor Marcos Elias Moreira, presidente do Conselho Estadual de Educação; a professora Bia Lima, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás e o empresário anapolino Jader Mello.

Compareceram na audiência pública os prefeitos Alair Ribeiro (Cocalzinho de Goiás); Maria Suely (Americano do Brasil); Divino Marques (Indiara); Francisca Abadia (Aparecida de Rio Doce); Eric de Melo (Piranhas); Edmar Oliveira (Acreúna); Luís Borges (Alto Horizonte); Milena Lopes (Jandaia); Gil Tavares (Nerópolis); José Diniz (Abadiânia) e Caio Lima (Caiapônia). Também prestigiaram o evento vereadores, secretárias municipais de Educação, professores, estudantes, pais e cidadãs e cidadãos da comunidade goiana