Plenário aprova em 2ª votação projeto de resolução que institui o programa Alego Ativa

21 de Maio de 2019 às 16:25

Durante deliberação da Ordem do Dia da sessão ordinária desta terça-feira, 21, o Plenário aprovou, em segunda e definitiva fase de discussão e votação, o projeto de resolução de nº 2699/19, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia. O texto tem por objetivo instituir o projeto de integração, desenvolvimento e aperfeiçoamento do Poder Legislativo (Alego Ativa).

O Alego Ativa é uma ampliação do programa Intercâmaras e está sob coordenação da Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa, que atualmente é comandada pelo ex-deputado Simeyzon Silveira (PSD).

O programa atua escolhendo uma cidade-sede que receberá o evento e mobiliza as câmaras municipais, prefeituras e comunidades locais na microrregião de sede. Realiza palestras relacionadas a temas de interesse público e elabora cursos de treinamento e qualificação para os agentes públicos locais, promovendo a integração entre os Poderes, lideranças locais e comunidade, por meio de projetos educativos, técnicos e científicos, que incluem seminários, palestras, cursos e debates.

Um dos grandes diferenciais do programa é a associação do Parlamento goiano com diversas instituições parceiras, as quais promoverão, durante o evento, atendimentos em áreas essenciais como saúde, jurídica, qualificação, cultura, entretenimento, dentre outras.

“Importante frisar que as ações previstas no Alego Ativa são compatíveis com o Plano Plurianual, com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, bem como com a Lei Orçamentária Anual e estão previstas no orçamento desta Casa de Leis”, justifica a Mesa Diretora, na matéria apresentada.