Ícone alego digital Ícone alego digital

Inhumas passa a fazer parte da Região Metropolitana de Goiânia

19 de Junho de 2019 às 11:11

O município de Inhumas passou a integrar a Região Metropolitana de Goiânia com a publicação da Lei complementar nº 149/2019 no Diário Oficial do Estado de Goiás. O novo diploma, que havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa, altera a Lei Complementar nº 139/2018, que dispõe sobre a Região Metropolitana de Goiânia, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia e cria o Instituto de Planejamento Metropolitano.

A lei complementar sancionada pela Governadoria havia sido proposta pelo deputado Lucas Calil (PSD), que apresentou o projeto no início da atual Legislatura, em 26 de fevereiro passado. A matéria havia sido relatada pelo deputado Amilton Filho (Solidariedade), que manifestou pela sua aprovação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). O texto foi aprovado em dois turnos de votação e encaminhado como autógrafo de lei no início desse mês.

Na justificativa do processo nº 781/19, Lucas Calil disse que o objetivo era constituir a cidade de Inhumas como integrante da Região Metropolitana de Goiânia uma vez que seu distanciamento não prejudica as políticas econômicas as quais são colocadas pelo Estado de Goiás. Como a inclusão de municípios na RMG é de competência do Estado, o parlamentar ofereceu a propositura.

“Sendo assim, a inclusão de Inhumas no rol taxativo das cidades que integram a região, poderia muito acrescentar aos desígnios dessa lei, além ainda de contar com medidas governamentais que envolvem direitos sociais e garantias elencadas na Constituição Estadual através ainda do princípio da simetria que elenca a forma de atuação do Estado utilizando de suas prerrogativas constitucionais aplicadas às cidades componentes da política estadual metropolitana”, argumentou Lucas Calil.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.