Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Julio Pina propõe audiência para discutir a erradicação da salmonella em Goiás

27 de Junho de 2019 às 01:27

O deputado estadual Julio Pina (PRTB), segundo secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), promove audiência pública para discutir a erradicação da salmonella no estado de Goiás. Com o objetivo de promover a prevenção, controle, monitoramento e erradicação das principais salmonelas, o evento acontecerá nesta quinta-feira, 27, no auditório Costa Lima, às 14 horas.

A salmonella é uma bactéria capaz de causar doenças em humanos que provoca infecções e até mesmo a morte, onde possui muita relevância para a saúde pública. Sua transmissão é por ingerir alimentos contaminados, encontradas normalmente em animais como as aves, porcos e outros. Consubstanciando extrema importância para a saúde pública e econômica do estado, a realização do combate a salmonella tomou como base no Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O deputado Julio Pina justifica a realização da audiência ao pontuar que o Brasil é o segundo maior produtor mundial e o maior exportador global de carne de frango. Além disso, em Goiás somente o abate de aves em 2017 foi de 378.602.112 cabeças, que representa a participação de 6,5% do mercado nacional. Ou seja, é um mercado muito importante para a economia goiana, ficar de braços cruzados nunca foi e jamais será aceitável quando o assunto é discutir e apresentar propostas plausíveis no sentido de eliminar a presença dessa doença nas criações avícolas e suínas de Goiás.

“Tivemos a preocupação de convidar autoridades envolvidas na política de Estado no que diz respeito a incentivos e fiscalização dessas atividades econômicas. Como exemplo, convidamos o ex-deputado estadual e presidente da Agrodefesa José Essado, além de outras pessoas ligadas à Vigilância Sanitária Estadual”, acrescentou o deputado. Além das autoridades mencionadas, foram convidados todos os deputados estaduais em exercício na Alego.

 

 

 


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.