Liderança do DEM

Crédito: Maykon Cardoso
Liderança do DEM
Deputado Álvaro Guimarães
Para o deputado Álvaro Guimarães, líder do DEM no Parlamento, o seu partido colaborou para superar dificuldades nos primeiros seis meses da gestão Caiado. Ele avalia os trabalhos do Executivo e do Legislativo.

Líder da bancada do DEM na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Álvaro Guimarães considera produtiva a atuação da legenda ao longo do primeiro semestre de 2019, apesar dos momentos difíceis. Principalmente porque é o mesmo partido do governador Ronaldo Caiado e a sigla teve que participar da votação de projetos polêmicos, como a revisão dos benefícios fiscais e a inclusão de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal.

Mas vê com boas perspectivas a situação do DEM de governista. “Ninguém acusa o governador Ronaldo Caiado de corrupção. Nós temos que dar oportunidade para ele. Uma de suas prioridades é equilibrar as contas do Estado. Esse é o grande desafio dele. Se não conseguir, não poderá governar e a oposição vai acabar tendo razão. Mas agora, com as autorizações que ele adquiriu aqui na Assembleia pela pelas votações dos deputados, com certeza vai resolver isso. O objetivo dele é melhorar a qualidade de vida do povo do Estado de Goiás”, assinala.

Álvaro ressalta que o governo inclui o pagamento folha dos funcionários públicos entre suas principais obrigações, mas não deixa de lado os investimentos em Educação e Saúde. “As duas caminham juntas. Ninguém pode estudar se estiver doente. Eu acho que prioridade é também fazer com que a Assembleia Legislativa de Goiás seja respeitada. No final do governo passado e da legislatura passada a maioria da população não acreditou no trabalho dos deputados. Penso que isso pode ser superado nesses primeiros dois anos de legislatura”, afirma.

O deputado ressalta que o governo passado deixou de repassar 900 milhões de reais para e Educação, mas tem convicção de que Ronaldo Caiado não vai fazer o mesmo. “Até agora ele só deu conta de passar 21%. Mas sua proposta é repassar 25% do que o Estado arrecada. Ele vai ter que chegar o fim do ano com os 25% senão suas contas serão rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado e devolvidas para Assembleia. E isso ele não quer. Pelo histórico que tem, de ser um cara correto, sério, ele não vai querer isso. Então eu vejo um começo bastante promissor. E essas essas dificuldades serão superadas”, prevê.

Quanto à gestão de Lissauer Vieira (PSB) na Mesa Diretora, Álvaro considera que, apesar de contar com poucos recursos financeiros, ele vem desenvolvendo um bom trabalho e conquistou respeito dos deputados nestes seis primeiros meses. “Não temos uma sede para a gente atender melhor a população e realizar o trabalho que gostaríamos, mas o presidente tem trabalhado para conclui-la. Ele está também tentando trazer o duodécimo, que é um direito do Parlamento. O governo, ao longo dos anos, deixou de repassar essa obrigação, que vem sendo deixada sempre para depois. Isso também tem dificultado muito o trabalho dos deputados”, salienta.

O parlamentar defende que os membros do Parlamento têm de trabalhar para melhorar a imagem da instituição. Segundo ele, uma prova de que os seus representantes não estão bem vistos é a última eleição, quando boa parte dos parlamentares que tinham mandato não conseguiram voltar à Casa. “Veja você que quase 50% dos deputados da última legislatura náo conseguiram se reeleger.  O mesmo aconteceu com os deputados federais. Vários perderam o mandato”, lembra.

Para o deputado , foram vários fatos que trouxeram desgaste, não apenas para o Parlamento, mas também para o Poder Executivo. “Você vê que nunca na história de Goiás um governo tentou a reeleição e ficou em terceiro lugar. Mas foi o que aconteceu. Isso mostra o desgaste da classe política. Mas a gente tem esperança de que o novo governo faça tudo diferente, sem corrupção, sem desvio de dinheiro, como ocorreu com as administrações passadas, tanto em âmbito estadual como federal. Isso fez com que o eleitor quisesse mesmo mudar tudo, mudar todos os seus representantes. Mas alguns tiveram chance de voltar e não podem decepcionar o eleitor”, enfatiza.

Na opinião do democrata, neste primeiro semestre a Assembleia Legislativa avançou mais um pouco no resgate da sua autonomia política e financeira em relação ao poder Executivo, mas ainda há muito por fazer. “O presidente ainda vai ter um ano e meio ainda de mandato. Mas acho que o começo está bom. Houve progresso na convivência e no diálogo político entre as bancadas governistas e de oposição. Matérias como a que o governo pede autorização para entrar no regime de recuperação fiscal mostraram que os deputados têm divergências. Mas eles tem se respeitado e isso é importante para o Parlamento. Por outro lado, o governo demonstrou nesses projetos que tem realmente os votos que precisa aqui para governar”, avalia.

Além de Álvaro Guimarães, a bancada do DEM na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás é formada ainda pelos deputados Chico KGL, Dr. Antônio e Iso Moreira.