Ícone alego digital Ícone alego digital

Farmacêuticos em destaque

25 de Setembro de 2019 às 21:23
Crédito: Sérgio Rocha
Farmacêuticos em destaque
Homenagem aos farmacêuticos
Assembleia presta homenagem a farmacêuticos, na noite dessa quarta-feira, numa iniciativa do presidente Lissauer Vieira que, em razão de compromisso de agenda em Rio verde, não pôde participar da sessão solene.

Por iniciativa do presidente Lissauer Vieira (PSB), a Assembleia Legislativa realizou sessão especial na noite dessa quarta-feira, em homenagem aos profissionais da área de farmácia que atuam em Goiás.

Na ocasião, foram entregues Certificados do Mérito Legislativo em comemoração ao Dia Internacional dos Farmacêuticos, comemorado no dia 25 de setembro, e em comemoração aos 70 anos do Sindicato dos Farmacêuticos. Também foi entregue certificado de posse da nova diretoria da entidade, eleita para o triênio 2019/2022.

A sessão foi aberta pelo deputado Helio de Sousa (PSDB), que justificou a ausência de Lissauer Vieira, informando que ele estava em Rio Verde, onde participaria da instalação da 2ª Vara de Família e Sucessões e da entrega do Título de Cidadão Rio-Verdense ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes.

Em seu discurso, Helio de Sousa relembrou que, em 2012, foi autor da lei que regulamentou parte das ações dos farmacêuticos no estado. “Fico muito feliz em prestar essa homenagem, nesta noite, pois, dentro do complexo da saúde, como médico, sei a importância do farmacêutico e da segurança que a população tem diante de profissionais capacitados”, pontuou.

Logo em seguida, o deputado tucano disse que manifestava, em nome da Assembleia, “o compromisso de darmos ao profissional farmacêutico o reconhecimento que ele merece. Em 2012, fui procurado por farmacêuticos, que pediram que trabalhássemos pela aprovação da regulamentação de ações do farmacêutico, cuja profissão não estava bem evidenciada na Constituição Federal”, afirmou.

O presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FNF), Ronald Ferreira dos Santos, agradeceu a homenagem proposta por Lissauer Vieira e destacou que, para a entidade, "é uma honra compartilhar esse momento com a Casa do povo goiano e com colegas de profissão do estado, que tem nesse dia, um dia de comemoração, reflexões e de se orgulhar de quem ajuda o povo".

“Estar aqui hoje com esses homenageados é uma honra. São pessoas que dedicam suas vidas a essa arte e ciência, num tempo onde muitas coisas estão sendo desconstruídas e muitas ameaças estão sendo apresentadas. Homenagear esse profissional que a sociedade confia, que tem a habilidade de dominar as forças da natureza e transformá-las em produtos para as pessoas viverem mais e melhor, é uma conquista”, disse o presidente da entidade.

Ele lembrou que mesmo com as novas descobertas e tecnologias, ainda se faz necessário um profissional como o farmacêutico, "que se apodera da ciência, do conhecimento e das forças da natureza, para fornecer a possibilidade de o ser humano viver mais".

“A ciência dos farmacêuticos vem se desenvolvimento não só na área de medicamentos, mas também nos alimentos e no diagnóstico laboratorial. São ciências que a sociedade põe fé na nossa profissão e, com isso, conseguimos grandes impactos, como no aumento da expectativa de vida. E estar aqui, nessa data, tem um significado mais que especial”, concluiu Santos.

O presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás, Fábio José Basílio, também discursou durante sessão especial em homenagem ao Dia do Farmacêutico, na noite desta quarta-feira, 25, no plenário Getulino Artiaga.

“É uma alegria estar à frente do sindicato. Fiquei muito feliz com a nova diretoria, porque é composta por pessoas dedicadas. Quem se dedica ao sindicato são pessoas abnegadas. É viver pelo outro", elogiou. "O farmacêutico é o profissional da saúde mais próximo da população, é o primeiro a ser procurado pelas pessoas no balcão da drogaria. O farmacêutico também está no laboratório e depois é quem entrega o remédio ao paciente. O farmacêutico é um profissional da saúde e merece respeito e consideração", defendeu. Basílio encerrou o seu discurso salientando que, além "da grande honra, há uma grande responsabilidade”, disse.

Salvando vidas

O farmacêutico Cadri Saleh Ahmad Awad discursou na sessão solene em homenagem a profissionais da área de farmácia. Falando em nome dos homenageados, Cadri Saleh lembrou que no último dia 10 de julho desse ano, uma mãe entrou numa farmácia, em prantos, com seu filho de dez meses, que passava mal. O farmacêutico viu que a criança estava roxa e sem respirar, e agiu de imediato, prestando os primeiros socorros. Em seguida, o bebê foi encaminhado a um hospital.

“Graças às habilidades clínicas do farmacêutico, o bebê foi estabilizado e encaminhado ao hospital, e assim, sobreviveu", contou. "Todos os dias, anonimamente, farmacêuticos fazem a diferença na vida das pessoas, transformando as farmácias em extensões dos serviços de saúde. Essa é a beleza da atenção multidisciplinar e multiprofissional da saúde. Cada colega que recebe essa homenagem, representa o que há de melhor na nossa profissão”, destacou Cadri Saleh.

O farmacêutico destacou ainda o trabalho do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Goiás, que realiza um trabalho sério, comprometido e de vanguarda. “Vivemos, talvez, um dos piores dias para o sindicalismo brasileiro. Mas a luta não para, pela valorização da nossa profissão. Cada um dos presentes representa a nossa classe e merece essa comenda dessa noite”, concluiu. 

Composição

Fizeram parte da mesa diretiva dos trabalhos, além de Helio de Sousa, o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Ronald Ferreira dos Santos; o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Goiás, Fábio José Basílio; a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, Lorena Baía de Oliveira Alencar; e a conselheira por Goiás do Conselho Federal de Farmácia, Ernestina Rocha.

Foram agraciados com os certificados os seguintes profissionais: 

Ana Lázara de Paula
Andrea Janko Rezende
Cadri Saleh Ahmad Awad
Camila Gabriela de Souza
Carolina Braga dos Santos Franco
Ceila Luz de Oliveira Freitas
Cristiane Ferreira Stillo
Cyntia Aguiar Dias
Daniel Jesus de Paula
Denisia Moura dos Reis Pantaleão
Elister de Oliveira Rodrigues
Evandro Tokarski
Giovana Tomazini de Oliveira
Grasiani Andréia Bressiani
Ilma Conceição de Souza
Jaqueline Rosa Assunção
Juliana Balduino Lopes de Carvalho
Layane Glacielly Dias de Oliveira
Leandro Nunes Mota
Leandro Zenon de Ázara
Lorena Baía de Oliveira Alencar -
Maria de Fátima Soares de Faria Oliveira
Maura Watanabe
Mirtes Barros Bezerra
Nirlene Borges dos Santos
Noriany Gomes dos Santos
Rafael Buso Guimarães
Rafael de Sales Matto
Raquel Pereira Jacob Cestaro
Roney Pereira Pinto

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.