Relações Internacionais

07 de Outubro de 2019 às 22:01
Crédito: Sérgio Rocha
Relações Internacionais
Homenagem ao Dia do Representante Comercial e aos Agentes de Combate às Endemias
Por iniciativa do líder do Governo, Bruno Peixoto, a Alego concedeu honrarias a profissionais da área em celebração ao seu centenário como ciência. A solenidade teve lugar no Plenário Getulino Artiaga, na noite desta segunda-feira, 7.

O centenário das Relações Internacionais foi comemorado na Assembleia Legislativa em sessão especial realizada no plenário Getulino Artiaga, na noite desta segunda-feira, 7. Por iniciativa do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), foram entregues a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e certificados a 120 profissionais que atuam na área, entre eles, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Borges Amaral.

O deputado Bruno Peixoto proferiu seu discurso da tribuna, parabenizando homens e mulheres presentes na Casa que levam o nome do estado de Goiás e do Brasil a todos os cantos do mundo, acrescentando que essa sessão é um reconhecimento ao trabalho desempenhado por eles. “Temos a honra de homenagear pessoas que construíram sua carreira com muito estudo e dedicação; a excelência é companheira constante desses profissionais”, destacou.

Ainda, o parlamentar reforçou que se trata de uma singela homenagem, e se questionou quantas ainda são necessárias para reconhecer o trabalho e valorizar essa profissão que tanto enobrece o estado.

“Sem vocês não há de se falar em globalização, economia, PIB ou balança comercial. Cada um faz parte do desenvolvimento de Goiás e da valorização do que aqui é produzido. Espero que sejam valorizados não só por esse Poder, mas de forma pessoal e financeira. Agradeço pela existência, competência e pelo trabalho que cada um aqui exerce. Parabéns”.

Agradecimentos

Homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Borges Amaral, também ocupou a tribuna. Fabrício ressaltou que esta é a primeira vez que atua no setor público e que a experiência tem sido engrandecedora. "Confesso que é a primeira vez que sinto tanta vontade de servir ao nosso Estado. O governador Caiado usa essa expressão que literalmente significa “o servidor é para estar à disposição do povo, da sociedade”. É com esse espírito que eu tenho levado a Pasta, com que todos nós secretários do Governo temos levado".

Ao mencionar a presença de sua família, o homenageado se emocionou e, mediante aplausos, explicou que as lágrimas se deviam à recente perda do filho que neste domingo completaria um ano de idade. "A gente fica emocionado com tudo isso, mas nos dá motivação para continuar a caminhada com muito trabalho, com tanto carinho e responsabilidade. Em nome do Governo de Goiás, dos secretários, da minha equipe da Goiás Turismo que está aqui, da minha família e todas as pessoas envolvidas com a causa, cada qual na sua pasta, essa medalha é para tudo isso. Com muito carinho a recebo e guardo aqui no peito".

O advogado internacionalista, Aurélio Alyson Alves Resende, foi convidado a discursar em nome dos homenageados. Ele iniciou sua fala agradecendo ao deputado Bruno Peixoto (MDB) pela propositura da sessão especial dedicada ao centenário das Relações Internacionais enquanto ciência. "Tal ação engrandece nossa área e a nossa profissão. Todos nós estamos muito gratos por isso".

Aurélio aproveitou a ocasião para apresentar um breve histórico sobre o desenvolvimento dos cursos de Relações Internacionais, bem como as competências e habilidades do profissional da área. "As Relações Internacionais desenvolvem o estudo sistemático sobre as relações políticas e econômicas. As Relações Internacionais se ocupam de temas como a globalização, a soberania, a sustentabilidade, o comércio exterior, o nacionalismo, a segurança, o intervencionismo e os Direitos Humanos", explicou o homenageado.

No Brasil, a primeira instituição a ofertar o curso foi a Universidade de Brasília (UnB), em 1974, e atualmente em Goiás há quatro instituições que oferecem tal formação: UFG, PUC, Unip e UniEvangélica. Já o curso de Comércio Exterior é oferecido no estado pelo Instituto Federal de Anápolis e pela Unialfa. O advogado, que é servidor da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também destacou a importância do segmento internacionalista para o desenvolvimento do estado. "Goiás tem se destacado dos demais estados brasileiros por seu processo de internacionalização. A expansão de empresas goianas pelo mundo e a vinda de multinacionais para cá têm evidenciado a necessidade desses profissionais na área internacional".

Mesa da solenidade

Compuseram a mesa diretiva, além do deputado que presidiu a sessão: o assessor internacional do Governo de Goiás, Giordano Sarvio Cavalcante de Souza, representando o governador Ronaldo Caiado (DEM); o presidente da Federação Nacional das Relações Internacionais, Aurélio Alyson Alves Resende; o homenageado Fabrício Borges; o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto. E ainda, o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Ângelo do Valle Rahif e o advogado Romero Ferraz, representando o deputado federal José Nelto (Podemos).