Ícone alego digital Ícone alego digital

30 Anos da Constituição

14 de Outubro de 2019 às 10:15
Crédito: Divulgação
30 Anos da Constituição
Selo 30 anos da Constituição Estadual
Em sequência às reportagens especiais sobre os 30 anos da Constituição Estadual, a Agência de Notícias traz testemunhos de protagonistas. Frederico Jayme, Walter Rodrigues, Divino Vargas e Eurico Barbosa abrem a série.

Dias de efervescência política, discussões que varavam madrugadas e a busca por atender às demandas da população. Esses são as principais memórias resgatadas pelos deputados constituintes ao analisar os trabalhos da Assembleia Estadual Constituinte (AEC). Em uma série de reportagens inéditas, produzidas pela Agência de Notícias em comemoração aos 30 anos da Constituição Estadual, os parlamentares comentam os bastidores dos 232 dias que definiram os caminhos de Goiás.

“Goiás tinha muitos problemas naquela época, na área social, na saúde, na infraestrutura e todos aqueles inerentes à administração pública. Foi isso que ensejou eu ter proferido aquelas palavras”, diz o presidente da 11ª Legislatura, Frederico Jayme, sobre o pedido feito aos companheiros, em seu discurso de instalação da Assembleia Estadual Constituinte, para que elaborassem um texto democrático, ágil e participativo.

Segundo Eurico Barbosa, a Constituição Estadual foi resultado da dedicação dos deputados em entregar um documento que trouxesse novo ambiente democrático, após o regime militar. “Essa harmonia em prol do estado muito se deve ao modo do relator Solon Amaral conduzir o processo”, destaca.

Já Walter Rodrigues ficou marcado por se negar a assinar Carta Magna Estadual, em protesto contra diversos pontos do texto. “Tenho registradas até hoje as 15 razões pelas quais eu não assinei”, entre elas a discordância com questões de ordem tributária.

Divino Vargas, por sua vez, teve participação caracterizada pela defesa dos municípios, que culminou na criação de 24 novas cidades goianas e na criação das comarcas do Judiciário no interior. “Havia casos de deslocamentos de mais de mil quilômetros dentro do estado”, relembra.

Os quatro integram o primeiro bloco de entrevistas, do especial 30 Anos da Constituição que começou a ser publicado na última semana como complemento das atividades realizadas pela Assembleia Legislativa de celebração das três décadas de promulgação.

Nas próximas semanas, o leitor confere ainda entrevistas com Álvaro Guimarães, Altamir Mendonça, Heli Dourado, Romualdo Santillo, Vilmar Rocha e Wolney Martins. Serão publicadas ainda reportagens especiais sobre as mulheres da 11ª Legislatura, Cleuzita Assis e Conceição Gayer, bem como discursos célebres do período e perfil dos constituintes.

Confira abaixo as entrevistas dessa semana:
Clique nas frases para ver a entrevista. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.