Governadoria indica Bia de Lima para compor o Conselho Estadual de Educação

08 de Novembro de 2019 às 10:25

A Casa de Leis recebeu a proposição nº 6628/19 de autoria da Governadoria que indica o nome de Maria Euzébia de Lima, conhecida como Bia de Lima, para compor o Conselho Estadual de Educação, na condição de membro titular pelo período de quatro anos. Está será a segunda vez que a Assembleia apreciará sua indicação. No último dia 2 de maio, o Plenário da Casa rejeitou a indicação da professora Maria Euzébia de Lima, a Bia do Sintego, para compor o Conselho Estadual de Educação, como representante do Fórum Estadual de Educação. A matéria constava do processo nº 1670/19, de autoria da Governadoria, e causou polêmica entre os parlamentares em razão de um suposto apoio da educadora à inclusão do debate sobre ideologia de gênero nas escolas públicas.

Com o encaminhamento novamente de sua indicação, o tema voltará às discussões nos próximos dias, nas comissões técnicas da Casa.

Currículo

Bia é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego). É membro das seguintes comissões: Comissão Estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Comissão Eleitoral Central referente ao Pleito Eleitoral para escolha de diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais de Goiânia, Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE-GO), Conselho Municipal de Educação de Goiânia (CME-GYN), Conselho Nacional de Entidades da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNE/CNTE), Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos de Goiás.

Além disso, Bia é membro do Fórum Estadual de Educação de Goiás (FEE-GO); foi professora P-IV da Rede Estadual de Ensino de Goiás desde 1984. Foi professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Jataí, no período de 1994 a 2004, ministrando aulas nas disciplinas de Pedagogia, Letras e Educação Física. Hoje está licenciada para desempenho de mandato classista no Sintego.

Na década de 1980 foi militante do Movimento Reviravolta, presidente do Centro Acadêmico (CA) Paulo Freire, do curso de Pedagogia da UFG. Foi vereadora em Jataí por dois mandatos (1997-2001 e 2001-2004), candidata a deputada estadual, a vice-prefeita e, nas eleições de 2008, candidata a prefeita de Jataí pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Ademais, ela foi presidente da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO) por dois mandatos consecutivos. Também foi vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) e Coordenadora Regional do Departamento lntersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A proposta foi encaminhada à Comissão Mista.