Ícone alego digital Ícone alego digital

Ana Maria Porto Carvas dá depoimento sobre medicina de cuidados paliativos

12 de Novembro de 2019 às 19:53

A médica e vice-presidente do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), Ana Maria Porto Carvas, discursou durante a sessão especial em homenagem aos profissionais dos cuidados paliativos. De iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), a proposta visa dar visibilidade aos profissionais que trabalham na área dos cuidados paliativos, voltados em oferecer bem-estar aos pacientes.

Em seu discurso, ela contou um pouco da sua história, destacando ser uma médica geriátrica, com 26 anos de formada, e que sempre trabalhou com pessoas que estão no fim de suas vidas, pacientes com doenças crônicas e em fase terminal.

Com isso, já trabalhava com cuidados paliativos e não tinha ideia, mas há cinco anos, diante de um perfil de pacientes crônicos internados, me convidaram para fazer parte de uma equipe para cuidar deles e que necessitavam de cuidados específicos e mais íntimos. Foi então que surgiu a equipe de cuidados paliativos do Hospital Alberto Rassi”, contou a médica.

Ana Maria destacou ainda que nessa área é preciso de profissionais que estejam inseridos acerca do seu papel, e que com isso, nesse tempo, ela acabou por ressignificar o sentido da sua profissão.

Foi cuidando de pessoas, passando por momentos tão difíceis, com o fim de suas vidas, que eu me encontrei. Era olhar para eles e ver mais que doenças, mas sim seres humanos. Esse é um pouco do meu encantamento do cuidado paliativo. Agradeço poder estar aqui e ter encontrado mais significado e sentido na minha vida”, concluiu a especialista.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.