Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenagem ao cuidador paliativo

12 de Novembro de 2019 às 20:22
Crédito: Maykon Cardoso
Homenagem ao cuidador paliativo
Sessão especial em homenagem aos profissionais dos cuidados paliativos.
A Assembleia Legislativa, numa iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), realizou sessão especial em homenagem aos profissionais voltados ao cuidado paliativo, no plenário Getulino Artiaga, nesta terça-feira, 12.

A Assembleia Legislativa, numa iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), realizou sessão especial em homenagem aos profissionais dos cuidados paliativos, no plenário Getulino Artiaga, na noite desta terça-feira, 12.

Em seu discurso, na tribuna, ele destacou que o objetivo da solenidade foi proporcionar mais visibilidade aos profissionais que trabalham nessa área, voltados em oferecer bem-estar aos pacientes.

Em sua fala, o parlamentar disse que se sente muito à vontade nessa sessão, não só como deputado, mas como médico graduado, que exerceu essa profissão antes de entrar para o Legislativo.

“Apesar de ter mais de 40 anos como profissional da área, ainda pouco conheço do cuidado paliativo, mas, mesmo assim, apresentei um projeto para criarmos a Política Estadual de Cuidados Paliativos, aprovado nessa Casa e sancionado pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB)”, lembrou o deputado.

Helio afirmou ainda que essa área se trata de uma inovação dentro dos profissionais de saúde, e que a mesma tem o perfil de quem escolhe essa profissão, o caráter humanitário. “São para pessoas que têm a sensibilidade de dar dignidade para outas, em posições críticas da vida”, reforçou.

“Recentemente estive com o secretário de Saúde para pedir que a Política de Cuidados Paliativos fosse aplicada de fato e de forma eficiente. Ele, prontamente, nos ouviu. Estamos lutando por essa categoria no mapa da saúde do Brasil. Nesse sentido, hoje vamos homenagear aqueles que tanto fazem pela nossa sociedade e, com isso, se pudermos, incentivar outras pessoas a aderirem a ela” concluiu Helio de Sousa.

O médico geriatra e paliativista, Ricardo Borges da Silva, discursou durante a sessão especial. Na oportunidade, ele agradeceu ao parlamentar por acolher na noite desta terça-feira a ele e seus colegas de profissão, e enfatizou que, em momentos difíceis, onde as pessoas costumam achar que estão sozinhas, é possível encontrar na dor dos outros, motivos para continuar.

“Eu não me sinto mais sozinho, esse ano foi especial, principalmente por conseguirmos integrar, no Congresso Goiano de Cuidados Paliativos, a política estadual. Fico muito feliz de saber que a sensação de estar sozinho não me acompanha mais e digo, não se sintam assim”, clamou o médico.

Por fim, Ricardo Borges lembrou que todos, em sociedade, temos a co-responsabilidade de lutar juntos. “Sempre que se sentirem sozinhos, lembrem-se que um de nós os acolherão. Me sinto muito honrado de participar dessa solenidade”, finalizou.

A médica e vice-presidente do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (NAPP) do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), Ana Maria Porto Carvas, discursou durante a sessão especial.

Em seu discurso, ela contou um pouco da sua história, destacando ser uma médica geriátrica, com 26 anos de formada, e que sempre trabalhou com pessoas que estão no fim de suas vidas, pacientes com doenças crônicas e em fase terminal.

“Com isso, já trabalhava com cuidados paliativos e não tinha ideia, mas há cinco anos, diante de um perfil de pacientes crônicos internados, me convidaram para fazer parte de uma equipe para cuidar deles e que necessitavam de cuidados específicos e mais íntimos. Foi então que surgiu a equipe de cuidados paliativos do Hospital Alberto Rassi”, contou a médica.

Ana Maria destacou ainda que nessa área é preciso de profissionais que estejam inseridos acerca do seu papel, e que com isso, nesse tempo, ela acabou por ressignificar o sentido da sua profissão.

“Foi cuidando de pessoas, passando por momentos tão difíceis, com o fim de suas vidas, que eu me encontrei. Era olhar para eles e ver mais que doenças, mas sim seres humanos. Esse é um pouco do meu encantamento do cuidado paliativo. Agradeço poder estar aqui e ter encontrado mais significado e sentido na minha vida”, concluiu a especialista.

Sinal de alerta

A médica Érika Aguiar Lara Pereira discursou durante a sessão especial em homenagem aos profissionais dos cuidados paliativos. De iniciativa do deputado Helio de Sousa (PSDB), a proposta visa dar visibilidade aos profissionais que trabalham na área dos cuidados paliativos, voltados em oferecer bem-estar aos pacientes.

Falando em nome dos homenageados, destacou seu prazer em compor esse time de profissionais que lidam e lutam pelos cuidados paliativos. Apontou ainda que "passamos por um envelhecimento da população no Brasil e que muita gente precisa desses cuidados e não o tem".

Precisamos lutar para que essas pessoas que precisam desse cuidado tenham esse cuidado ofertado. Isso faz com que tenhamos mais vontade de lutar em prol dessa causa”, ponderou a médica.

Érika pontuou ainda que a responsabilidade do cuidador paliativo vem em dois vieses. O primeiro é o viés pessoal, o outro é o econômico. “É a responsabilidade que temos ao ofertar esses cuidados, sem delapidar o Governo e os órgãos que gerem esses cuidados, e sem delapidar, também, a saúde e a vida do outro”, contou.

Por fim, disse que essa homenagem "é de grande alegria e satisfação" para ela, ressaltando que se trata de um começo de uma nova era. “Agora podemos fomentar mais esse assunto e levar os cuidados paliativos a todos que precisam. Temos que retomar a causa maior, que é de que quem está na área da saúde, fez a opção de cuidar das pessoas”, concluiu.

Mesa diretiva

Fizeram parte da mesa diretiva, além de Helio de Sousa, o presidente da Academia Regional de Cuidados Paliativos, Ricardo Borges da Silva; vice-presidente da Academia Regional de Cuidados Paliativos, Ana Maria Porto Carvas; a secretária-geral da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Érika Aguiar Lara Pereira; e a enfermeira de cuidados paliativos Luene Corrêa Alves.

 

Personalidades homenageadas:

 

Ana Cláudia Nascimento De Sousa
Ana Maria Porto Carvas
Antônio Gomes Teles
Cacilda Pedrosa De Oliveira
Edirrah Gorett Bucar Soares
Érika Aguiar Lara Pereira
Fernando Henrique De Paula
Gabriel Felipe Santiago
Hannayama Nogueira Pereira De Aguiar
Isadora Crosara Alves Teixeira
Izabel Carvalho E Souza
Jacqueline Andrade Amaral
Jaqueline Souza Lacerda
Katy Conceição Cataldo Muniz Domingues
Luene Corrêa Alves
Marco Aurélio Nascimento Borges De Souza
Pablo Gomez Lamadrid
Patrícia Rigoni Dantas Baldi
Renata Paiva Queiroz
Ricardo Borges Da Silva
Telma Noleto Rosa Franco

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.