Ícone alego digital Ícone alego digital

Vinícius Cirquera quer que julgamentos do Processo Contencioso Fiscal sejam transmitidos pela internet

13 de Dezembro de 2019 às 14:45

Tramita pela Assembleia Legislativa o projeto de lei de n° 7583/19, de autoria do deputado Vinícius Cirqueira (Pros), que tem por intuito modificar a Lei n° 16.469 que regula o processo administrativo tributário e dispõe sobre os órgãos vinculados ao julgamento administrativo de questões de natureza tributária.

O projeto quer aumentar a transparência em relação aos julgamentos de primeira e segunda instâncias do Processo Contencioso Fiscal, para tanto ele acrescenta, ao artigo 37 da lei, os parágrafos 1º, 1-A e 1-B com a seguinte redação:

Parágrafo 1º - As sessões de julgamento em primeira e segunda instâncias e no Conselho Superior serão públicas, gravadas em áudio e vídeo, e transmitidas ao vivo pelo Portal da Transparência do Estado de Goiás e, alternativamente, em outros canais públicos ou particulares na rede mundial de computadores.

Parágrafo 1°-A - Os filmes contendo o registro das sessões ficarão disponíveis no Portal da Transparência por um ano, com permissão ao usuário para assistir e baixar os arquivos magnéticos.

Parágrafo 1°-B - Após o período previsto no parágrafo 1º-A deste artigo, o arquivo magnético contendo os filmes poderá ser obtido por requerimento dirigido ao Conselho Administrativo Tributário-CAT, que atenderá no prazo lega.

O parlamentar justificou as alterações com base na Constituição Federal e na Estadual, que apontam a publicidade dos atos da administração pública como um dos pilares do estado democrático de direito. Por isso, pede a transmissão dos julgamentos por canais de TV e pela internet em sites como Youtube.

“Por considerar importante e mesmo necessário que a sociedade tenha mecanismos mais eficientes de acompanhamento das atividades dos órgãos cujos julgamentos estão estreitamente ligados ao interesse público, especialmente no tocante ao impacto fiscal e orçamentário, apresento ao escrutínio dos nobres pares o presente projeto de lei, que impõe a gravação em áudio e vídeo, bem como a divulgação na rede mundial de computadores, das sessões de julgamentos do CAT”, afirmou Cirqueira.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.