Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Cristóvão Tormin pede a execução do Hino de Goiás em sessões da Assembléia

14 de Julho de 2009 às 10:39

Iniciativa do deputado Cristóvão Tormin (PTB) visa difundir a cultura e costumes goianos por meio da execução do hino do estado. Projeto de Lei apresentado pelo parlamentar pede que a música seja tocada nas primeiras sessões ordinárias de cada mês, além das sessões solenes e comemorativas da Assembléia Legislativa de Goiás. O projeto aguarda parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

O parlamentar justifica a apresentação do projeto porque este pretende resgatar tradições do estado, retratados na música. Composto em 1919, a versão original foi escrita por Teófilo Ottoni da Fonseca. A obra foi alterada pelo escritor José Mendonça Teles, com melodia de Joaquim Jayme, em setembro de 2001.

Em suas estrofes, o hino descreve particularidades que fazem relembrar a história de Goiás. A estratégia usada por Bartolomeu Bueno da Silva, por exemplo, quando obriga os índios a serem escravos. O hino fala de quando colocou fogo no álcool dizendo ser a água, às margens do Rio Vermelho. Nesse episódio que o bandeirante recebeu o nome de Anhanguera, que significa Diabo Velho, em Tupi Guarani.

Cristóvão Tormin finaliza sua justificativa pela aprovação do projeto, dizendo que essa é uma forma de difundir a cultura, costumes, lutas, tradições e conquistas às futuras gerações. Ressalta que para chegarmos ao estado pujante de hoje, Goiás passou por vários ciclos que afirmaram Goiás como terra querida.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.