Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Recintos de beleza estética podem ser obrigados a informar sobre males do formol

05 de Outubro de 2009 às 16:56

Os estabelecimentos de beleza estética poderão ser obrigados a afixar informações aos clientes que previne sobre as consequências do uso de produtos derivados de formal, como os utilizados em escova progressiva. A matéria, proposta por Honor Cruvinel (PSDB), já foi lida em plenário e está em tramitação na Assembleia Legislativa.

A minuta do projeto de lei, em seu art. 2º, indica que o aviso a ser afixado deve conter o seguinte texto: "O uso de formol nos tratamentos capilares é proibido e causa males à saúde".

O processo alerta ainda que o descumprimento da norma poderá resultar em multa, que será revertida ao Fundo Especial a Programas de Proteção e Defesa do Consumidor (Feprocon). Caso o estabelecimento seja reincidente, poderá ter cassada sua inscrição estadual.

Na justificativa do processo, Honor Cruvinel alerta que o formol é uma solução de formaldeído, que não é permitido em tratamentos capilares. "A legislação brasileira permite o uso de outras substâncias para alisamento capilar, como ácido tioglicólico, hidróxido de sódio, hidróxido de lítio, carbonato de guanidina e hidróxido de cálcio.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.