Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto prevê maior agilidade nas transfusões sanguíneas de urgência

22 de Setembro de 2009 às 11:53
De autoria do deputado Honor Cruvinel (PSDB), projeto de lei visa tornar obrigatória a inclusão da tipagem sanguínea e do fator RH nos documentos de identificação de responsabilidade do Estado de Goiás.  

Caso a proposta seja aprovada, maternidades, unidades de saúde, hospitais e clínicas públicas e privadas que emitem a Declaração do Nascido Vivo, para efeito de registro de nascimento, deverão colocar tipagem sanguínea e o fator RH do recém-nascido no documento.

De acordo com o projeto, a Secretaria de Segurança Pública do Estado fica orientada, ao expedir Carteiras de Identidades, a incluir a tipagem sanguínea e o fator RH no documento. A proposta é válida inclusive na expedição de novas vias.  Além dos documentos especificados, a tipagem sanguínea e o fator RH deverão constar também nas cadernetas escolares dos alunos das redes de ensino públicas e privadas de Goiás.  

O deputado Honor Cruvinel destaca a importância do conhecimento da tipagem sanguínea em uma transfusão de sangue. “O projeto tem por finalidade dar celeridade na transfusão de sangue, que é de caráter de urgência na maioria dos casos e, com esta norma, não haverá perda do tempo no momento do acidente para o teste de RH”, concluiu.  
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.