Ícone alego digital Ícone alego digital

Compromisso social da Celg

12 de Maio de 2008 às 10:38
As ações, expansões, trabalho social da Celg foram motivo de artigo publicado pelo deputado Iso Moreira, (PSDB), no jornal "Diário da Manhã", edição de 10.05.2008.

* Iso Moreira é deputado estadual pelo PSDB


A Celg, além de ser uma das principais forças do desenvolvimento econômico do Estado, também está comprometida com o seu desenvolvimento social. Por meio de ações sociais e incentivos culturais, ela contribui para uma melhor qualidade de vida da população goiana. A Celg não se chama mais Companhia Energética de Goiás, pois desde 2007 a denominação da empresa, que se dividiu em duas, é Celg D (Distribuição) e Celg G&T (Geração e Transmissão). A sigla, que anteriormente significava Centrais Elétricas de Goiás, agora é um nome.

A mudança ocorreu devido à desverticalização, processo exigido pelo novo modelo do setor elétrico pelo qual todas as empresas do setor elétrico brasileiro tiveram de passar. O objetivo era separar os serviços de geração e transmissão de outros serviços prestados pelas empresas. O modelo escolhido pela empresa consiste em uma holding, a Companhia Goiás de Participações (GoiásPar), e duas subsidiárias, que são justamente a Celg D e a Celg G&T.

Tarifa social - Mais de 400 mil famílias carentes em Goiás são beneficiadas com um desconto de 50% na conta de energia elétrica. O benefício foi instituído em junho de 2003.

Patrimônio cultural da humanidade - Iluminação pública da cidade de Goiás. Em 27 de junho de 2001, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu à cidade de Goiás, antiga capital do Estado, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Para que isso fosse possível, foi preciso, dentre outras coisas, realizar a rede subterrânea de fiação elétrica e telefônica.

Festival Internacional de Cinema Ambiental – A Celg levou espaço cultural a Goiás durante Fica. O Festival Internacional de Cinema Ambiental, maior evento do gênero no mundo, tem o patrocínio oficial da Celg. Realizado todos os anos, no mês de junho, na cidade de Goiás, o festival reúne filmes e documentários que abordam a relação entre o homem e o meio ambiente. Cineastas e jornalistas do mundo inteiro participam do evento.

Restauração de Igreja Histórica em Corumbá - Em dezembro de 2004, foram iniciadas as obras da restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha de Frença, em Corumbá de Goiás, a 105 km de Goiânia, que tem como principais patrocinadores o governo de Goiás e a Celg.

Restauração da Igreja de Pirenópolis - Reconstruir a Igreja Matriz de Pirenópolis, quase totalmente destruída por um incêndio em setembro de 2002, é um desafio do governo de Goiás e da Celg. Por essa razão, ambos doaram, pela segunda vez, mais R$ 1,2 milhão para as obras de restauração. A primeira doação, no valor de R$ 1,5 milhão, foi em 2003.

Patrocínios e apoios - A Celg patrocina eventos de música, teatro, cinema, seminários e festivais em várias áreas, como o Canto da Primavera, realizado todos os anos em Pirenópolis. O Canto da Primavera, já realizado há quatro anos, no mês de setembro, é um espaço de pura cultura. O evento conta com a participação de músicos goianos e nomes consagrados nacionalmente. Também traz lançamento de livros, filmes, oficinas, proporcionando outros momentos culturais. A Celg tem apoiado projetos literários de autores goianos como Hélio Rocha e Mauro Borges. A companhia patrocinou o Espaço Cultural Bernardo Élis, que levou escritores goianos à 18ª Bienal Internacional do Livro, em abril de 2004, em São Paulo, e contribuiu para a realização da primeira Bienal do Livro Goiana, em abril de 2005. Também esteve presente no 6º Encontro Nacional de Escritores, que contou com a participação, em Goiânia, de escritores consagrados como Ariano Suassuna, Fausto Wolff e Mário Prata. Patrocinou o primeiro DVD de artista goiano, a cantora Maria Eugênia, apoiou o espetáculo teatral Puro Brasileiro, envolveu-se em exposições de arte de artistas goianos consagrados, enfim, está sempre presente em ações que enobrecem a cultura do nosso Estado.

Prêmio Celg de Artes Plásticas - O segmento artístico goiano ganhou importante apoio com a instituição do Prêmio Celg de Artes Plásticas. A primeira edição do concurso, em 2003, teve como tema Energia Elétrica, Cidadania e Meio Ambiente, contando com a inscrição de mais de 250 trabalhos nas categorias pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia e instalação.

Tecnologia PLC nas escolas -Alunos de escolas públicas tiveram contato com a internet pela rede de energia. A Celg promoveu dois projetos pilotos para instalação da tecnologia PLC (Powerline Communication) em escolas públicas. Uma escola em Goiânia, outra em Aruanã, e um centro comunitário na capital tiveram acesso à internet em banda larga (ultra-rápida) com computadores que utilizam a rede de energia elétrica para acesso. Em Goiânia, as entidades que tiveram oportunidade de testar a tecnologia PLC foram o Centro Comunitário da Paróquia São Francisco de Assis e a Escola Estadual São Cristóvão, ambas no Jardim Goiás. Em Aruanã, participou o Colégio Estadual Dom Cândido Penso.

Doações Apae e Pastoral - Por meio do talão de energia, clientes da Celg têm a possibilidade de contribuir para instituições que realizam importante trabalho social em Goiás: Pastoral da Criança e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Convênios com as entidades permitem que as mesmas façam a captação de doações junto ao consumidor e sejam descontadas no talão de energia. Quando a conta é paga, o valor é repassado às instituições. Cerca de 5 mil portadores de necessidades especiais são atendidos diretamente pelas 43 Apaes do Estado de Goiás. Já a Pastoral atende mais de 36 mil crianças no Estado.

Energia solar para clientes baixa renda - A Celg está testando um equipamento que traz um novo conceito em energia solar, gerando economia e praticidade ao mesmo tempo. É um equipamento compacto, com o coletor solar acoplado a um reservatório de água com capacidade para 200 litros. A água é aquecida pela energia solar, substituindo o chuveiro elétrico, responsável por grande parte do consumo de uma residência. O projeto está em fase de licitação e levará à substituição do chuveiro elétrico por estes coletores. Desta forma, 2.442 residências de famílias de baixa renda serão contempladas com um equipamento destes. Elas não precisarão mais se preocupar em pagar a energia elétrica consumida pelo chuveiro, desfrutando de um benefício social promovido pela companhia, resultado dos investimentos que ela faz em tecnologia.

Reciclagem de cabos e fios de alumínio - Celg evita a extração de alumínio da natureza ao reciclar fios. A Celg contratou uma empresa para reciclar cerca de 100 toneladas de cabos e fios de alumínio, de tal forma que a cada 10 toneladas de fio para reciclagem são devolvidos, em cabos novos, 50,1% do total em peso. O pagamento pelo serviço é feito com os outros 49,9% do alumínio reaproveitável, não havendo ainda nenhuma despesa com transporte. As vantagens da reciclagem são muitas: liberação do espaço físico, economia na compra de novos cabos e destinação correta do lixo.

Pensar com Arte - Realizada em outubro de 2004, a Feira e Congresso de Educação Pensar contou com a participação da Celg mediante apresentação de uma peça teatral que falou sobre recursos energéticos, hábitos de consumo, desenvolvimento sustentável, meio ambiente e outros temas relacionados à energia, com o objetivo claro de conscientizar crianças e adultos da importância de preservar e usar de forma eficiente a energia elétrica.

Projetos educacionais - O Centro Sociocultural da Celg foi aberto às instituições de ensino para visitação. Já passaram por lá a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e escolas públicas e particulares de Goiânia. O Centro realiza, ainda, vários eventos, como a Exposição Fotográfica Caminhos da Energia em Goiás, o lançamento do Fórum Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, bem como a organização do acervo fotográfico da Celg.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.