Notícias dos Gabinetes
Para Iso Moreira, legislativo está mais perto da sociedade civil organizada
A julgar pelo protagonismo alcançado pelo Poder Legislativo em 2019, tudo leva a crer que este ano o ritmo da atividade parlamentar continuará intenso, exigindo dedicação e trabalho redobrados de toda a bancada, é o que prevê o deputado Iso Moreira (DEM), 4º secretário da atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Segundo ele, os assuntos e demandas levados à análise e apreciação dos deputados exigem senso de responsabilidade e compreensão do cenário econômico e social, já que afetam a vida da população e ditam os rumos a serem tomados pelo Estado.
Vários temas relevantes nas áreas da saúde, educação, segurança, reformas envolvendo servidores públicos, trabalhadores em geral, setor produtivo, empresas baseadas em Goiás, matérias e projetos do Executivo, dentre outros, passaram pelo crivo do legislativo. E mesmo assuntos de alcance nacionais foram debatidos na Assembleia Legislativa, a exemplo da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo governo federal, que extingue municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação inferior a 10% da receita total, em relação à qual a maioria dos parlamentares goianos foi contra, começando por Iso Moreira.
Diálogo com a sociedade
Sob o ponto de vista institucional, o deputado avalia que o Legislativo encerrou 2019 com um protagonismo político e social que há muito não experimentava, “e isso não aconteceu somente em Goiás”, diz ele, “mas em todo o país, onde um espírito de independência e autonomia se refletiu em diversas câmaras legislativas”. O fato, segundo ele, acabou trazendo a sociedade civil organizada para mais perto do Legislativo, ao mesmo tempo em que passou a exigir de seus representantes políticos um comprometimento sem igual em relação às suas demandas e bandeiras.
De acordo com o parlamentar, esse cenário está levando a Assembleia Legislativa de Goiás a aprimorar seus canais de comunicação com o público. Nesse sentido, ele se referiu à audiência alcançada pelo Portal de Notícias da Alego, que somente em janeiro recebeu 39.485 visitas, com muitas pessoas acessando as páginas relativas às ações dos mandatos dos deputados e às sessões que reúnem os serviços de transparência do Poder Legislativo e utilidade pública.
Nova sede
Por fim, Iso Moreira lembra do andamento pontual das obras de construção da nova sede da Alego, cuja inauguração está prevista para 2022, e fala de sua importância, visto que foi idealizada para oferecer melhores condições de atendimento ao público e abrigar uma gama de serviços considerados essenciais. Segundo ele, o prédio onde funciona a Assembleia Legislativa não oferece condições de ampliação ou reforma.
A nova sede está localizada no Park Lozandes e terá uma área total construída de 44,5 mil metros quadrados. Matéria completa, com informações atualizadas pode ser acessada em https://portal.al.go.leg.br/noticias/108149/obras-da-nova-sede.