“População precisa se engajar na campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama”, diz deputado Iso Moreira

07 de Outubro de 2020 às 12:15

Outubro é um mês simbólico para as mulheres. É a data da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. A campanha acontece concomitantemente em vários países do mundo, e tem por objetivo alertar às mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e o quanto ele é determinante no sucesso do tratamento.

A cada ano a campanha ganha novos adeptos, ampliando sua rede de apoiadores. Um deles, o deputado Iso Moreira (DEM), abriu espaço em suas redes sociais, na internet e no portal de notícias da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para divulgar o Outubro Rosa e conclamar toda a população a participar da iniciativa. “A vida das mulheres importa, e muito”, diz ele, fazendo alusão à frase da campanha contra o racismo, nos Estados Unidos.

Prevenção é o caminho

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, sendo a prevenção uma alternativa concreta de barrar o câncer, ampliando as possibilidades de tratamento e, em muitos casos, a reversão da doença. O diagnóstico precoce se dá por meio do autoexame, da mamografia e do exame clínico da mama. “Governo, prefeituras, Legislativo, Justiça, Ministério Público, entidades da área de saúde e assistência social, governamentais ou não, precisam se unir para dar às mulheres acesso à mamografia e ao exame clínico”, ressaltou Iso Moreira.

Legislativo em campanha

O tema da prevenção ganhou espaço na Alego. O portal de notícias dá destaque à campanha Outubro Rosa e ao depoimento do presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás, Frank Braga sobre o assunto. Segundo ele, a descoberta tardia do câncer de mama segue como principal desafio no tratamento da doença, e mais, quanto maior o tumor, menor são as chances de cura. A entrevista completa pode ser acessada em https://portal.al.go.leg.br/noticias/112969/outubro-rosa-se-cuide-mulher.

Gabinete Dep. Iso Moreira Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).