Notícias dos Gabinetes
Conferência Nacional de Meio Ambiente acontece entre os dias 6 e 9 de maio, em Brasília

Começa nesta terça-feira, 6, em Brasília, a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, com a temática Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica. Esta é a etapa final de um processo iniciado com conferências municipais e intermunicipais por todo o Brasil, que determinaram propostas, dispostas em 5 eixos de trabalho – mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental –, para a elaboração da Política Nacional sobre Mudança do Clima.
As conferências estaduais, realizadas em seguida, determinarão as propostas priorizadas por cada estado. Agora, é a hora de finalizar esse processo e chegar, enfim, a um documento que aborde as principais preocupações e potenciais ações do Brasil diante da emergência climática.
Conferência Estadual
A 5ª Conferência Estadual foi realizada nos dias 10 e 11 de março, na Assembleia Legislativa de Goiás, em uma parceria entre a Casa de Leis, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CMARH) – que, durante a organização do evento, estava sob comando da deputada estadual Rosângela Rezende.
“Acredito fortemente no potencial de Goiás para exercer seu protagonismo na transição energética e na transformação ecológica, que são os caminhos naturais para o futuro. Nós somos agro, somos preservação, produção, inovação e desenvolvimento sustentável. Porque a riqueza do Cerrado nos permite isso. Sem Cerrado não há água, sem água não há verde; e sem verde e sem água, não há vida”, comentou a deputada que, na ocasião, encerrou o seu período de dois anos na presidência da Comissão, assumindo em seguida a posição de vice-presidente.
Delegados
Durante a Conferência, foram selecionados os 40 delegados e as 20 propostas que irão compor a participação de Goiás na etapa nacional. Pelas regras estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente, o corpo de delegados de cada estado deve ser formado por 50% de representantes da sociedade civil (sendo no mínimo 1/5 de comunidades tradicionais e povos indígenas), 30% de representantes do setor privado e 20% de representantes do setor público (sendo pelo menos metade formada por governos municipais). Metade de todo o grupo deve ser de mulheres.
A metodologia do Ministério do Meio Ambiente diz, também, que cada estado tem direito a eleger um delegado estadual para cada 10 pessoas com direito a voto que estivessem participando da etapa estadual. Como em Goiás participaram 226 pessoas com esse status, a lista final deveria ter 23. Mas, por entender que esse número era baixo, a representante ministerial, presente na ocasião, sugeriu que se aprovasse uma lista com 40 delegados e se solicitasse ao Governo Federal que aceitasse ampliar a delegação goiana. Entretanto, a solicitação enviada à Comissão Organizadora Nacional, que, ao deliberar sobre o caso, manteve o critério nacional de proporcionalidade.
Dessa lista de 40 nomes de Goiás, os 23 mais votados foram indicados como delegados e os 17 restantes irão a Brasília com status de “convidados”, que têm direito a voz e a prerrogativa de substituir os titulares se um deles faltar. A pedido do Ministério, foram nomeados, ainda, um quantitativo de 20% como suplentes, que serão acionados se não estiverem na Conferência nem os delegados eleitos, nem os respectivos convidados.
Clique para conferir as propostas aprovadas. https://portal.al.go.leg.br/noticias/152507/5-conferencia-estadual-do-meio-ambiente-define-proposta-a-serem-encaminhadas-a-conferencia-nacional
Confira a lista de delegados, convidados e suplentes de Goiás:
Delegados
Tatiana Agostinho
Bruno Vicente Marques
Patrícia de Almeida Assunção
Odete Wadih Ghannam
Camila Dantas Lúcio Roncato
Eldenice Mota Pinheiro
Erika Pereira dos Santos
Thiago Castro de Oliveira
Wellington Pacheco Martins
Renan Carlos de Ávila
Kátia Maria dos Santos
Daiana Monteiro Cavalcante
Juliana de Moraes Franzão
Matheus Rodrigues Zuza Silva
Michel Mendes
Vercilene Francisco Dias
Ludmila Ingrid Rosa Melo
Luanna Elis Guimarães
Victória Oliveira Matos
Nilza Cristina Gomes dos Santos
Saturnina da Costa
Jucilene Pereira Barros
Ênio Rodovalho dos Santos
Tadeu Ribeiro da Costa
Cenira Torres Quint’Anna
Jordana Albino Oliveira
Convidados
Lisbeth Oliveira
Mylene Lima dos Santos
Mauro Augusto da Silva
Sérgio Marques Bernardo de Barros
Eloise Rocha
Maria Aparecida Braga dos Santos
Carlos Eduardo Batista de Aguiar
Antelmo Teixeira Alves
Vilma Héllem da Costa Pereira
Caíque Machado Thomé
Claudair Costa Ribeiro
Fernando Rodrigues Cabral Filho
Ângela Maria Pereira Cunha
Adriana Costa Pereira Berti
Thaís Gomes de Oliveira
Leandra Oliveira da Silva Rezende
Ana Kuiau Suya Trumai
Suplentes
Lilia de Fátima Pena Monteiro
Elaine Lopes de Noronha Farinelli
Ana Paula Almeida Marinho
Rosângela de Castro Freire Marçal
Lúcia Darck Graciana Pereira
Ester Fernandes de Castro
Jefferson Bernardes da Costa Inácio
José Daniel Ribeiro de Campos
Diogo Damasceno Pires
Aleska Ferro da Silva
Pedro Henrique Baima Paiva
Victor Alencar de Mendonça
Com informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)