Notícias dos Gabinetes
Assembleia realiza 1º Fórum de Mães Atípicas

Por iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira, 27, às 8 horas, no Auditório Carlos Vieira, o 1º Fórum de Mães Atípicas. A comissão, presidida pelo deputado Paulo Cezar Martins (PL), é hoje uma da mais atuantes da Casa.
Inédito em Goiás, o fórum contará com a presença, além de mães atípicas de todo o estado, de terapeutas, psicólogos, psiquiatras e neuropsicólogos clínicos, a maioria especialistas em TEA, TDAH, TGD, Down, desenvolvimento infantil atípico e apraxia da fala.
O fórum terá sete palestrantes: Ana Flávia Teodoro, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora de Inclusão da instituição; Letícia Amaral, advogada especialista em Direito de Família e defensora dos autistas; Lorena Prudente, terapeuta ABA; Drª Ana Márcia, pediatra e especialista em Genética, Transtorno e Neurodesenvolvimento; Jussara Malaquias, mentora e mãe atípica; Fabiana Collavini, fundadora da Associação Brasileira de Apraxia da Fala (Abrapraxia); e Marcela Cunha, empresária e mãe atípica.
“Esse fórum reflete o trabalho da Assembleia Legislativa de Goiás a favor da inclusão das pessoas com deficiência”, afirma Paulo Cezar, ao destacar a posição de vanguarda do Legislativo goiano na defesa da maternidade atípica. “Precisamos dar visibilidade a estas mães, que se agigantam na dor e na luta diária pelo respeito e dignidade de seus filhos”, enfatiza.
Além das palestras técnicas, serão apresentados vídeos com depoimentos das mães atípicas, enfocando principalmente a luta diária delas no acolhimento dos filhos e como lidar com a maternidade especial, principalmente no enfrentamento das múltiplas jornadas de trabalho.
"As mães atípicas se fortalecem na adversidade e se multiplicam no amor", afirma Paulo Cezar, ressaltando que a Assembleia Legislativa de Goiás cumpre o seu papel institucional de não apenas acolher essas mães, mas garantir a aprovação de matérias que garantam melhor qualidade de vida às pessoas atípicas.
Para o decano, o que se busca é dar visibilidade a essas mães que, aos olhos da sociedade, são invisíveis, mas que desempenham uma missão de vida que dá sentido à existência.
Evento: 1º Fórum de Mães Atípicas, a Maternidade que acolhe e protege.
Data: 27 de maio de 2025, terça-feira
Local: Auditório Carlos Eurico Vieira, Assembleia Legislativa de Goiás
Horário: às 8 horas da manhã
Inscrição: gratuita