Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Assembleia realiza 1º Fórum de Mães Atípicas

26 de Maio de 2025 às 10:54
Assembleia realiza 1º Fórum de Mães Atípicas

Por iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Assembleia Legislativa realiza, nesta terça-feira, 27, às 8 horas, no Auditório Carlos Vieira, o 1º Fórum de Mães Atípicas. A comissão, presidida pelo deputado Paulo Cezar Martins (PL), é hoje uma da mais atuantes da Casa.

Inédito em Goiás, o fórum contará com a presença, além de mães atípicas de todo o estado, de terapeutas, psicólogos, psiquiatras e neuropsicólogos clínicos, a maioria especialistas em TEA, TDAH, TGD, Down, desenvolvimento infantil atípico e apraxia da fala.

O fórum terá sete palestrantes: Ana Flávia Teodoro, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenadora de Inclusão da instituição; Letícia Amaral, advogada especialista em Direito de Família e defensora dos autistas; Lorena Prudente, terapeuta ABA; Drª Ana Márcia, pediatra e especialista em Genética, Transtorno e Neurodesenvolvimento; Jussara Malaquias, mentora e mãe atípica; Fabiana Collavini, fundadora da Associação Brasileira de Apraxia da Fala (Abrapraxia); e Marcela Cunha, empresária e mãe atípica. 

“Esse fórum reflete o trabalho da Assembleia Legislativa de Goiás a favor da inclusão das pessoas com deficiência”, afirma Paulo Cezar, ao destacar a posição de vanguarda do Legislativo goiano na defesa da maternidade atípica. “Precisamos dar visibilidade a estas mães, que se agigantam na dor e na luta diária pelo respeito e dignidade de seus filhos”, enfatiza. 

Além das palestras técnicas, serão apresentados vídeos com depoimentos das mães atípicas, enfocando principalmente a luta diária delas no acolhimento dos filhos e como lidar com a maternidade especial, principalmente no enfrentamento das múltiplas jornadas de trabalho.

"As mães atípicas se fortalecem na adversidade e se multiplicam no amor", afirma Paulo Cezar, ressaltando que a Assembleia Legislativa de Goiás cumpre o seu papel institucional de não apenas acolher essas mães, mas garantir a aprovação de matérias que garantam melhor qualidade de vida às pessoas atípicas.

Para o decano, o que se busca é dar visibilidade a essas mães que, aos olhos da sociedade, são invisíveis, mas que desempenham uma missão de vida que dá sentido à existência.

Evento: 1º Fórum de Mães Atípicas, a Maternidade que acolhe e protege.

Data: 27 de maio de 2025, terça-feira

Local: Auditório Carlos Eurico Vieira, Assembleia Legislativa de Goiás

Horário: às 8 horas da manhã

Inscrição: gratuita

Gabinete Dep. Paulo Cezar Martins Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.