Notícias dos Gabinetes
Daniel Vilela acompanha comitiva de Catalão que reivindica melhorias para a comarca
O deputado Daniel Vilela (PMDB) acompanhou comitiva de Catalão que esteve nesta segunda-feira, 11, com o desembargador Ney Teles de Paula, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), para reivindicar melhorias para a comarca da cidade, localizada no Sudoeste do Estado.
O principal pedido foi a construção de um novo fórum, pois o atual já não comporta as necessidades do Judiciário. “Saímos otimistas da reunião, com a perspectiva de sermos atendidos em breve e que a comarca ganhe condições, em um futuro próximo, de prestar um serviço ainda melhor aos moradores da região”, disse Daniel Vilela.
Marcus Vinícius Ayres Barreto, juiz e diretor do Foro de Catalão, frisou que o prédio do Fórum já passou por duas reformas, mas ainda tem problemas estruturais. Não oferece entrada privativa para os magistrados, que são obrigados a entrar no local pelo acesso próximo à carceragem. Além disso, Marcus Vinícius mencionou a falta de elevadores, o que causa constrangimento para os portadores de necessidades especiais, que dependem da ajuda de terceiros para chegar ao segundo andar do prédio.
Durante a reunião, também foi pleiteada a entrega de mobiliários novos, juntamente com equipamentos de informática, que, de acordo com o diretor-geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior, já serão entregues para os representantes, que poderão levá-los para instalação imediata em Catalão.
Viabilidade
Wilson Gamboge também afirmou que “a construção de uma nova sede é mais viável que reformas, tanto financeiramente quanto para a população. Isso porque elas não são bens duráveis e causam transtornos para os usuários do serviço”.
No entanto, o Plano de Obras dessa gestão já se encontra praticamente fechado com o valor possível de gastos. Dessa forma, a comarca de Catalão deve conseguir a doação de um terreno para a nova construção e, a partir disso, se reunir com a diretoria de área para definir a quantidade de metros quadrados que deverá ser construída para atender às necessidades da comarca.
Na tentativa de resolver os problemas mais urgentes, a diretoria vai montar uma equipe multifuncional, composta por servidores da tecnologia da informação e administrativa, para se deslocar até Catalão e definir o que precisa ser prioritariamente incluído no Plano de Obras dessa gestão.
Também integravam a comitiva: os magistrados André Luiz Novaes Miguel, Leonys Lopes Campos da Silva e Everton Pereira Santos; o promotor de justiça de Catalão, Mário Henrique Caixeta; e o advogado Orioval Cândido Leão. O TJGO estava representado também pelos juízes-auxiliares da Presidência, Carlos Magno Rocha da Silva e Reinaldo Alves Ferreira; secretário-geral da presidência, Fernando Chaves, e diretores das áreas de informática e Coordenadoria de Obras, Antônio Pires e Luiz Cláudio Dias Ferreira, respectivamente.
(Com informações da assessoria de comunicação do TJGO. Crédito da foto: Aline Caetano/TJGO)