Notícias dos Gabinetes
Daniel Vilela assina carta de intenção para construção do JataíTec
O deputado estadual Daniel Vilela (PMDB) esteve na segunda-feira, 2, em Jataí, no Sudoeste do Estado, para a assinatura da carta de intenção para implantação do projeto do Parque Científico e Tecnológico (JataíTec) e a inauguração do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento, na Cidade Universitária do Câmpus de Jataí, ocorreu pela manhã e reuniu o reitor da UFG, Edward Madureira, o prefeito de Jataí, Humberto Machado (PMDB), os deputados Leandro Vilela (PMDB) e Francisco Gedda (PTN) e diversas outras autoridades.
“O Parque Tecnológico será uma das grandes conquistas de Jataí pois, além de atender a comunidade da UFG, irá se transformar em um ambiente de socialização dos moradores e mais uma alternativa de lazer e cultura da cidade. Por isso este empenho conjunto para que a obra se viabilize o mais rápido possível”, disse Daniel Vilela.
O projeto do Parque da Ciência é parte integrante do plano de Revitalização da Unidade Riachuelo do câmpus da UFG em Jataí. Este será um espaço para o aprendizado interativo e terá como objetivo principal a difusão e a democratização da ciência, a promoção da Educação Científica e Cultural.
O seu planejamento prevê uma tenda para implantação de exposições e atividades interativas, Museu, Relógio Solar, Planetário, espaços conhecidos como Praças da Ciência, além de um projeto paisagístico para a área e a manutenção das espécies nativas. O projeto conta com uma equipe multidisciplinar formada por professores de novo cursos da unidade.
Hospital Veterinário
Em Jataí o deputado também participou da inauguração do Hospital Veterinário da UFG, que passa agora a realizar o atendimento para animais de pequeno porte (cães e gatos) com serviços como cirurgia, oftalmologia, dermatologia e odontologia, além da rotina em clínica geral. Esses atendimentos são realizados por estudantes e professores.
“Fico feliz em participar deste momento importante aqui em Jataí, em que a UFG possibilita aos estudantes de Veterinária uma estrutura mais completa para se aperfeiçoarem em sua profissão. Jataí é um município que tem crescido muito e a prova disso é que a cidade cada vez mais recebe a atenção das instituições de ensino, do poder público e dos empresários”, comemorou Daniel Vilela.
O curso de Medicina Veterinária do Câmpus Jataí possui 15 professores, além de outros 18 professores ligados a outros cursos como Zootecnia, Agronomia e Ciências Biológicas. Apesar do atendimento a animais de grande porte continuar sendo realizado na Fazendinha da Unidade Jatobá do Câmpus Jataí, a construção do Hospital Veterinário, segundo a instituição, preenche uma lacuna existente até então no curso.
(Com informações da Ascom da UFG e da Prefeitura de Jataí)