Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos parabeniza militares promovidos por atuarem no Césio 137
A deputada Isaura Lemos, presidenta do PCdoB em Goiás, congratula todos policiais e bombeiros militares pela aprovação do projeto de lei que os promove por bravura pelo fato de terem atuado no acidente com o Césio 137. “São pessoas que arriscaram suas vidas, com muito esforço e dedicação, para evitar uma tragédia ainda maior. Heróis que precisam ter seu sofrimento amenizado e seu trabalho reconhecido”, disse a parlamentar.
O projeto nº 3.195/2013, de autoria da Governadoria, foi aprovado em segunda e última votação na sessão desta quinta-feira, 5. A matéria propõe promover por bravura os policiais e bombeiros militares inativos que atuaram durante o acidente radiológico com o Césio 137, ocorrido em Goiânia no ano de 1987.
Nas razões do processo, a Governadoria argumentou que o Estado de Goiás, recentemente, reparou um erro histórico, promovendo por ato de bravura todos os policiais militares e bombeiros em atividade que atuaram durante aquele período de crise.
De acordo com a justificativa, o mesmo reconhecimento não foi dado aos militares que não estão mais na ativa - alguns, diz o texto, inclusive se aposentaram por causa de enfermidades provocadas pela radioatividade. A Governadoria explica ainda que a medida terá efeito retroativo a 31 de julho de 2013, ou seja, na mesma data de vigência do ato que concedeu benefício similar aos militares da ativa.