Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos realiza Conferência Estadual do PCdoB

15 de Outubro de 2013 às 10:41

Foi realizada neste sábado, 12, a Conferência Estadual do PCdoB no Auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia, que ficou lotado com a presença de mais de 200 delegados e delegadas eleitos nas conferências municipais, além de vereadores e vereadoras, militantes, sindicalistas e simpatizantes. Compareceram representantes de mais de 60 municípios.

Compuseram a mesa de abertura: a deputada Isaura Lemos, presidenta estadual do partido; a vereadora por Goiânia, Tatiana Lemos; o secretário de Organização do PCdoB, Euler Ivo; o jornalista Altamiro Borges, representante do Comitê Central do partido, fundador e presidente do Núcleo do Centro de Estudos de Mídia Alternativa ‘Barão de Itararé’; Luis Carlos Orro, também membro do Comitê Central; a ex-deputada Denise Carvalho; o ex-deputado Fábio Tokarski; Honório Ângelo da Rocha, e o professor Nivaldo dos Santos, todos membros do Comitê Estadual do partido.

Durante a Conferência, a deputada Isaura Lemos e o ex-deputado Fábio Tokarski fizeram um balanço das atividades partidárias nos últimos dois anos, destacando a maior presença do partido no estado e a firme atuação no Parlamento e nas lutas sociais.

Membros que compuseram a mesa de abertura dos trabalhos (da esq. para a dir.): vereadora Tatiana Lemos, Euler Ivo, jornalista Altamiro Borges, deputada Isaura Lemos, Honório Ângelo, Denise Carvalho, Fábio Tokarski, Luis Carlos Orro e professor Nivaldo dos Santos.

O secretário de Organização e ex-vereador Euler Ivo apresentou o quadro das conferências realizadas em 91 municípios e a criação de mais 30 comissões provisórias. Ressaltou o envolvimento de 3.297 filiados em todo o processo das conferências municipais.

Altamiro Borges, do Comitê Central, fez a apresentação das Teses do Congresso do PCdoB. No decorrer do evento, camaradas de várias regiões do Estado se posicionaram sobre as Teses com propostas de resoluções a serem encaminhadas ao 13º Congresso Nacional, que será realizado entre os dias 13 e 16 de novembro próximo, em São Paulo.

Foi aprovada a Resolução Política, que reafirma o apoio à reeleição da presidenta Dilma, à eleição de um governo de oposição ao Governo do PSDB. O texto também aponta para a necessidade de realização de coligações eleitorais que nos permitam, como objetivo prioritário, reeleger a deputada estadual Isaura Lemos e ainda conquistar outra cadeira na Assembleia Legislativa. O partido disputará com grande determinação uma vaga na Câmara Federal. Para isso já temos, entre outros nomes, a Vereadora Tatiana Lemos.

Também foi eleito o novo Comitê Estadual do PCdoB, assim como os 21 delegados e delegadas que representarão Goiás no 13º Congresso.

Fortalecimento

O PCdoB de Goiânia deu um salto organizativo, estruturando-se em 39 bases nos diversos segmentos e regiões da capital. Esse crescimento se refletiu na Conferência Municipal, que contou com 143 delegados e delegadas e envolveu cerca de 650 filiados.

Em Aparecida de Goiânia, três grandes assembleias de bases ocorreram, envolvendo cerca de 220 filiados.

Em Luziânia, o PCdoB também se fortaleceu e cresceu. Para o presidente do partido no município, Mardônio Florentino Martins, o PCdoB, que antes não tinha expressão política, cresceu com a nova direção. “Ampliamos de 22 para 500 filiados. Somos o único partido em Luziânia com sede própria. O PCdoB é um partido ligado aos movimentos sociais e estamos preparando para sermos a terceira via nas eleições de 2016”, disse. “Nas próximas eleições, vamos lançar candidato a deputado estadual para representar o Entorno do DF”, acrescentou.

Sidney Pereira Lopes, presidente do PCdoB de Águas Lindas, informou que o PCdoB vem realizando reuniões mensais com os filiados para as devidas articulações políticas. “Estamos crescendo em Águas Lindas. Hoje, temos mais de 500 filiados. Nossa conferência municipal, realizada no dia 28 de setembro, teve 141 participantes. Elegemos 12 delegados e delegadas, todos bem articulados para trabalhar pelo PCdoB, pela deputada Isaura e para os demais candidatos nas próximas eleições.”

Francisco Mendes Gomes, fundador do PCdoB em Formosa e hoje secretário sindical do partido no município, espera que sua legenda continue crescendo. De acordo com ele, o PCdoB ocupa duas secretarias importantes (Saúde e Educação) e elegeu um vereador (um camponês). “Fomos o terceiro partido mais votado no município. Tivemos 4.210 votos nas últimas eleições. Ficamos à frente, inclusive, do PSDB”, contou.

Laureano Ribeiro de Melo, presidente do PCdoB em Alexânia, disse que quer fazer um trabalho maior de divulgação do partido em sua cidade, mas que sente falta de uma sede própria. “A maioria dos outros partidos tem uma sede própria. Isso é importante para que as pessoas que precisam conhecer o partido e tirar dúvidas se dirijam ao escritório. Hoje, o que fazemos é um trabalho de divulgação entre amigos. Queremos ampliar isso.”

O vereador Leonardo Lopes, de Mairipotaba, disse que o PCdoB lançou três pré-candidatos a vereador e dois venceram as últimas eleições. “Nossos objetivos são disputar a Prefeitura e aumentar mais uma cadeira na Assembleia Legislativa e mais uma na Câmara dos Deputados. Esperamos fazer jus à bandeira do PCdoB: lutar pelo bem comum”, concluiu.

Na avaliação do presidente do PCdoB de Flores de Goiás (cidade do Nordeste do estado), Domingos Rodrigues Coimbra, o partido é democrático e conta com pessoas que trabalham de forma séria. ”Por isso, está crescendo. Tem mais de 50 pessoas de outros partidos que estão vindo para o nosso”, comemorou. “Isso mostra que PCdoB tem projetos”, completou. Ainda de acordo com ele, a legenda não irá lançar candidato a deputado no ano que vem, mas apoiará a deputada Isaura Lemos para a reeleição. “A camarada Isaura tem uma história de luta”, finalizou.

Já Divino Goulart da Silva, da Relação Institucional do PCdoB de Morrinhos, espera que o partido desenvolva mais em sua cidade. “Precisamos de um partido que assuma a luta da moradia, da educação, da reforma agrária e da agricultura familiar em nosso município. O PCdoB tem capacidade para isso.”

Conferências

Nos últimos dois meses, o PCdoB realizou conferências municipais pelo interior do estado com o objetivo de renovar o partido e eleger os delegados e as delegadas para a Conferência Estadual do último sábado. Ao todo, 121 municípios foram mobilizados e 3.297 pessoas envolvidas.

Entre as cidades onde foram realizadas as conferências municipais, estão: Águas Lindas, Aurilândia, Cidade Ocidental, Colinas do Sul, Crixás, Ipiranga, Itapaci, Porteirão, Pilar de Goiás, Pontalina, Rio Quente, Santa Helena de Goiás, Senador Canedo, Novo Gama, Teresópolis, Formosa, Posse, Flores de Goiás, Padre Bernardo, Simolândia, Alto Horizonte, Rubiataba, São Francisco, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Abadia de Goiás, Aragarças, Bonfinópolis, Cromínia, Edealina, Itaguari, Nova Veneza, São Francisco, Alexânia, Alto Paraíso, Baliza, Bom Jardim, Cristalina, Hidrolândia, Ivolândia, Nova Roma, Professor Jamil, Senador Canedo, Iaciara, Mozarlândia, Nova Crixás, Petrolina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Niquelândia, Piranhas, Sítio da Abadia, São Miguel do Araguaia, Caiapônia, Aurilândia, Aparecida de Goiânia, Faina, Inhumas, Palestina de Goiás, Planaltina, Orizona, Rio Verde e  Uruaçu.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.