Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos quer instituir a Semana do Leite Materno
A deputada Isaura Lemos, presidenta estadual do PCdoB, apresentou projeto de lei que institui a Semana Estadual de Doação de Leite Materno no Estado. A semana, comemorada anualmente, contemplaria o dia 19 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
Isaura explica que a Semana Estadual de Doação de Leite Materno tem como objetivos proporcionar reflexão sobre o tema, destacando a importância deste alimento no crescimento e saúde das crianças; promover a realização de campanhas de sensibilização e conscientização, debates, palestras e seminários; publicizar e divulgar o tema ‘Doação de Leite Materno’; e incentivar iniciativas que visem o aumento de doação de leite materno e o consequente abastecimento dos Bancos de Leite Materno do estado de Goiás para que mais crianças tenham acesso a esse alimento completo.
A deputada acredita que o leite humano é um alimento fundamental para o desenvolvimento da criança no início da vida, pois possui todos os nutrientes necessários. “Tem fácil digestão, é livre de contaminação, rico em vitaminas, combate infecções, doenças e alergias”, disse.
“É considerado o alimento mais completo indicado para consumo exclusivo de crianças com até seis meses de vida, porém, nem todas as mães tem condições de amamentar”, acrescentou.
Com base nisso, foram criados os Bancos de Leite Humano para atender crianças e mães com problemas na amamentação. Os Bancos de Leite atuam por meio de ações de conscientização e incentivo à doação junto às mães clientes, que têm uma produção de leite em excesso.
Toda mãe saudável pode colaborar com o desenvolvimento de prematuros, bebês internados em UTIs Neonatais, recém nascidos de baixo peso, imunodeprimidos, crianças com alergia à proteína do leite de vaca e os desnutridos, doando seu leite ao Banco de Leite.
Anualmente, o Brasil coleta mais de 160 mil litros de leite humano pasteurizado com qualidade certificada, que são distribuídos a mais de 175 mil recém-nascidos.
Incentivar a doação de leite humano é dar oportunidade de vida a crianças, já que além do alimento, o leite humano traz também fatores de proteção e defesa ao organismo do bebê.