Notícias dos Gabinetes
Projeto de Isaura Lemos proíbe exigiência de valor mínimo para compras com cartão
Projeto de lei de autoria da deputada Isaura Lemos (PCdoB) proíbe os estabelecimentos comerciais no Estado de exigirem o valor mínimo para compras e consumo com cartão de crédito ou débito.
De acordo com a matéria, o descumprimento da lei implicará ao infrator multa de até R$ 60 mil, em caso de reincidência, e a suspensão da licença estadual para funcionamento por 30 dias. O dinheiro das multas, segundo o projeto de lei, será revertido para a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do estado.
“Os estabelecimentos comerciais, no ímpeto de aumentar as vendas, estipulam valor mínimo para compra no cartão de crédito ou débito. O consumidor, constrangido, tolhido de sua liberdade de compra e economia particular, na melhor das hipóteses, deixa de comprar o que realmente desejava”, afirma Isaura Lemos.
“Em outras vezes, é obrigado a adquirir mais produtos do que necessitava para atingir o valor mínimo exigido pelo estabelecimento para efetuar o pagamento com seu cartão de crédito ou débito”, acrescenta a deputada.