Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos solicita melhorias para Assentamento Canudos
A deputada Isaura Lemos, presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa, solicitou ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) diversas reivindicações dos trabalhadores rurais do Assentamento Canudos, localizado na divisa dos municípios de Guapó, Campestre de Goiás e Palmeiras de Goiás, a cerca de 70 quilômetros de Goiânia.
Entre as solicitações, a deputada pediu providências quanto à implantação de um poço artesiano no local. “Lá, não tem água tratada e as famílias usam cisternas. Na época de estiagem, secam e o acesso à água se torna mais difícil”, relata a deputada, que visitou o assentamento na última segunda-feira, 8.
Isaura Lemos pediu ainda ao órgão maior agilidade em relação à atualização da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). “Os assentados nos informaram que há muita burocracia, o que dificulta o atendimento aos projetos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), por exemplo. Sendo assim, ficam parados na Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)”, afirma.
A parlamentar também solicitou ao Incra informações sobre os projetos apresentados pelas mulheres assentadas do Canudos, como por exemplo, projeto para criação de galinhas, grupo de costuras, entre outros. “São projetos com o objetivo de ajudar na renda dessas famílias”, explica. “Mas, até o momento, não receberam nenhuma resposta”, disse.
O Assentamento Canudos é o terceiro maior do estado. Tem 12.752 hectares e 330 famílias assentadas.