Notícias dos Gabinetes
José Vitti prestigia eleição da AGM e defende novo pacto federativo
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB) participou na manhã desta quinta-feira, 26, da eleição da nova diretoria da Associação Goiana dos Municípios (AGM), realizada no Auditório Costa Lima da Casa Legislativa. O parlamentar integrou a mesa dos trabalhos da solenidade, que contou com a presença de mais de 100 prefeitos goianos.
Na ocasião, os gestores municipais reivindicaram do Congresso Nacional e da presidente Dilma Rousseff (PT) a elaboração de um novo pacto federativo e de leis que venham proporcionar uma distribuição justa das riquezas do país, a fim de que os entes federados tenham maior autonomia financeira. Atualmente, a União concentra mais de 60% de todos os recursos arrecadados no país, ficando para os 5.570 municípios a tarefa de dividir apenas 15% da receita dos impostos.
Vitti, que está no exercício de seu segundo mandato e é líder sindical, respalda a reivindicação. “Infelizmente, existe uma crise institucional no país, por isso precisamos de união de todos os segmentos organizados com vistas a superar esse momento difícil por que passa o Brasil. Acredito que as prefeituras merecem uma atenção especial do Congresso Nacional, mas, principalmente, do Poder Executivo”, declarou.
AGM
O prefeito de Bom Jardim de Goiás, Cleudes Bernardes da Costa Baré (PSDB), foi reeleito por aclamação durante o evento. Ele dirigirá a AGM no biênio 2014/2015, com a vice-presidência do prefeito de Vianópolis, Issy Quinan (PP). “Vamos dar sequência ao trabalho que temos desenvolvido, de mobilização dos prefeitos para conquistar um pacto federativo que faça a redistribuição tributária”, afirmou Baré.
Demais dirigentes da AGM eleitos hoje: Kelson Souza Vilarinho (PSD), prefeito de Cachoeira Alta, diretor administrativo; Leonardo de Oliveira Brito (PTB), prefeito de Firminópolis, diretor financeiro; Fabiano Luiz da Silva (PSDB), prefeito de Nerópolis, diretor administrativo substituto; e Paulo Sérgio de Rezende, Paulinho (DEM), prefeito de Hidrolândia, diretor financeiro substituto.