Notícias dos Gabinetes
José Vitti homenageia mulheres com a Comenda Berenice Artiaga
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), homenageou na manhã desta sexta-feira, 06, duas mulheres goianas com a Comenda Berenice Artiaga, durante Sessão Especial realizada no plenário Getulino Artiaga. O evento é tradicionalmente promovido no Legislativo goiano em razão do Dia Internacional da Mulher e as indicações para receber a condecoração é feita pelos parlamentares.
Foram homenageadas, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade, a primeira-dama de Campestre de Goiás, Fabiana Rocha e a ex-primeira-dama de Aloândia, Djani Gonçalves, ambas escolhidas por José Vitti. O tucano não pode comparecer à solenidade devido a extensa agenda de compromissos mas foi representado pelo colega parlamentar, deputado Humberto Aidar (PT).
Proposta pela bancada feminina da Casa, idealizada pela deputada Isaura Lemos (PcdoB), a cerimônia tem como foco: a valorização dos diversos trabalhos realizados pelas mulheres goianas nos diferentes ramos de atuação e a luta pela igualdade dos direitos. Djani Gonçalves, que é assistente social e desenvolve vários projetos sociais com adolescentes e com a terceira idade do município de Aloândia, diz se sentir lisonjeada com a Comenda.”Me sinto muito honrada e feliz em saber que o deputado José Vitti se lembrou de mim, é uma grande homenagem”, declarou.
Primeira parlamentar goiana
Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher goiana a se eleger deputada estadual, em 1951, na segunda Legislatura da Assembleia goiana. Por causa da tradição política, que fez dela a primeira parlamentar em Goiás, Berenice Artiaga é o nome dado à comenda concedida anualmente pela Assembleia Legislativa de Goiás a mulheres que se destacam no Estado. Berenice faleceu aos 96 anos, em 8 de maio de 2012, vítima de insuficiência múltipla de órgãos.