Notícias dos Gabinetes
Adriana Accorsi quer dar andamento à Política Estadual do Serviço Social
A deputada estadual Delegada Adriana Accorsi (PT) requereu ao governador Marconi Perillo o envio à Assembleia Legislativa do projeto que regulamenta a Política Estadual do Serviço Social de Goiás. A proposta já foi aprovada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).
De acordo com a deputada, o trabalho realizado pelo assistente social é muito importante para a sociedade, por isso é “essencial a aprovação da política pública em questão, objetivando a regulamentação e defesa da categoria, para que se obtenha uma melhora na qualidade dos serviços prestados à sociedade”.
Assistente Social
O assistente social é o profissional que concluiu o curso de serviço social, devidamente reconhecido pelo MEC e possui inscrição no Conselho Regional do Serviço Social (Cress). Atualmente, a profissão é regida pela Lei Federal 8.662/93 que estabelece suas competências e atribuições. O conselho federal e os conselhos regionais atuam na normatização e na defesa da categoria, visando a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
As atribuições dos assistentes são:
- realizar estudos e pesquisas para avaliar a realidade social, além de produzir parecer social e propor medidas e políticas sociais;
- planejar, elaborar e executar planos, programas e projetos sociais;
- prestar assessoria e consultoria às instituições públicas e privadas e, também, aos movimentos sociais;
- orientar indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e proporcionando o acesso aos direitos sociais;
- realizar estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais;
- atuar no magistério de Serviço Social e na direção de unidades de ensino e centros de estudos.