Notícias dos Gabinetes
Isaura Lemos leva reivindicações a prefeito de Palmeiras de Goiás
A deputada Isaura Lemos, presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, teve audiência, na manhã desta quinta-feira, 18, com o prefeito do município de Palmeiras de Goiás, Alberane de Sousa Marques. A parlamentar apresentou reivindicações relacionadas ao Assentamento de Canudos, localizado a aproximadamente 70 quilômetros de Goiânia, com uma área de 12.773 hectares, onde estão assentadas 337 famílias.
Participaram também da audiência Eloio Francisco da Silva, presidente da Associação Camponesa dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Canudos (ASCATTC); Marcos Dias, secretário de Campo do PCdoB em Goiás; e André Luiz do Nascimento, secretário de Movimentos Sociais do PCdoB/GO.
Isaura Lemos solicitou ao prefeito maior agilidade na inclusão das famílias do Assentamento no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O PNAE, implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional. O PPA, criado pelo artigo 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.
A deputada solicitou ainda a Alberane melhorias nas estradas vicinais que dão acesso ao Assentamento Canudos, uma vez que encontram-se tomadas por buracos. Foi pedido também mais policiamento rural para a região.
Após a audiência com o prefeito, Isaura Lemos fez uma visita ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRGO), onde conversou com o presidente Wellington Pereira da Silva sobre questões da agricultura familiar.
Na volta para Goiânia, a parlamentar foi em Guapó para visitar o presidente do PCdoB da cidade, Domingos Gomes dos Santos, conhecido como Dominguinhos. Eles conversaram sobre as eleições de 2016.