Notícias dos Gabinetes
Diego Sorgatto quer prioridade em cirurgias plásticas para mulheres vítimas de violência doméstica
O deputado Diego Sorgatto (PSB) apresentou o Projeto de Lei nº 2443/17, que cria o Regime Especial de Atendimento para a mulher vítima de violência doméstica e familiar, nos serviços públicos de saúde, psicoterápico e de referência em cirurgia plástica, no âmbito do Estado de Goiás, quando o dano físico necessite de realização de procedimento cirúrgico-estético reparador.
Não é raro as vítimas de violência familiar serem obrigadas a conviver, não só com o trauma resultante das agressões físicas, como também com cicatrizes e outros danos incapacitantes que as obrigam, muitas vezes, a abandonar suas rotinas sociais e de trabalho. Desse modo, as reparações plásticas e ortodônticas, assim como a atenção psicológica, contribuem para o resgate da autoestima e da dignidade da vítima de violência doméstica.
Para o deputado a assistência médica reparadora tem o condão de devolver a autoestima da mulher, bem como lhe possibilitar a realização das atividades normais de sua vida anterior à agressão. Essa assistência tem que ser realizada com urgência com um corpo de especialistas multidisciplinares.