Notícias dos Gabinetes
Isaura quer posição sobre funcionamento de mamógrafos em Goiás
A deputada Isaura Lemos (PCdoB) encaminhou dia 17 ofício ao secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela solicitando que sejam tomadas providências em relação aos aparelhos de mamografia que estão parados em Goiás, mesmo diante da enorme demanda por esse tipo de exame por parte de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A informação, publicada dia 16 pelo jornal O Popular, destaca a existência de 40 mamógrafos paralisados, sendo que sete deles não foram localizados. A situação, segundo noticiada pela imprensa, é de caos, dada a quantidade de aparelhos que estão fora de funcionamento e a enorme fila de espera de pacientes buscando agendamento do exame de mamografia.
A parlamentar destacou a importância do exame para a detecção precoce do câncer de mama, e mesmo para o tratamento da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama está entre os que mais acometem mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos, a cada ano. A estimativa do Inca é que cerca de 60 mil casos de câncer de mama foram registrados somente no ano passado.