Notícias dos Gabinetes
Falta de informação prejudica atendimento aos usuários do SUS
A deputada Isaura Lemos (PCdoB) encaminhou ofício à secretária Municipal de Saúde de Goiânia, Fátima Mrue, dia 6, solicitando que seja ampliada a divulgação sobre a marcação de consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cuja autorização é dada por meio do chamado “chequinho”. De acordo com a parlamentar, quanto melhor informado estiver o usuário do sistema, mais ágil será o atendimento.
Muitos transtornos no atendimento foram registrados esse ano, pela imprensa: filas enormes de espera, dificuldade de acesso aos tratamentos, descontinuidade do tratamento, dentre outros problemas que afetam a qualidade do atendimento e que podem causar sérios prejuízos aos pacientes. Grande parte deles, na opinião de Isaura Lemos, poderia ser solucionada se o usuário tivesse acesso às informações sobre como funciona o sistema. O site da Secretaria Municipal de Saúde explica o passo a passo: http://www.saude.goiania.go.gov.br/html/noticia/2011/11/22-11-2011_cais.shtml.
Conhecida por sua atuação em defesa da saúde pública em Goiás e do fortalecimento do SUS, a deputada Isaura Lemos apresentou em 21 de novembro, projeto de lei que torna obrigatória a divulgação, pela Internet, dos valores repassados pelo Estado de Goiás aos hospitais e postos de saúde, oriundos do SUS e do orçamento estadual.