Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral discute impactos da Emenda Constitucional 95 no futuro das universidades
O deputado Karlos Cabral (PDT), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa, participou de uma palestra sobre a “Emenda Constitucional 95 e o Futuro das Universidades”, nessa terça-feira, 26, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFG, em Goiânia.
A EC 95/2016 limita os gastos públicos do Governo federal por, pelo menos, 20 anos e acentua gravemente os problemas no contexto educacional no país, afetando diretamente as instituições federais de ensino superior.
Para Karlos Cabral, a EC 95 promove um desmonte na qualificação da educação no Brasil. “Uma população desqualificada, uma educação fragilizada, interessam a um governo que não quer favorecer o debate de ideias e a democracia no país”, disse. O parlamentar ainda frisou os problemas que as universidades estão enfrentando pós-EC 95. “Essa emenda dificulta que as universidades atinjam suas metas previstas no Plano Nacional de Educação, como a expansão dos cursos e ampliação das vagas”, comentou.
Participaram da mesa de abertura do evento, a coordenadora geral do DCE/UFG, Luciana Oliveira, o presidente da Associação dos Docentes da UFG, Flávio Alves, o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos das IFES, Fernando Mota, e o representante da Associação dos Pós-Graduandos da UFG, Carlos Eduardo.
Francisco Tavares, professor da Faculdade de Ciências Sociais/UFG, e Gil Vicente, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretor do Proifes-Federação, foram os palestrantes convidados para o evento.